logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cirurgia geral: quais são as áreas em que essa especialidade médica atua?

Ainda que cuidados preventivos sejam eficientes no diagnóstico, monitoramento e controle de diversas doenças, alguns quadros de saúde podem ser resolvidos apenas com intervenção cirúrgica.

Em muitos casos, a especialidade médica responsável pelos procedimentos é a cirurgia geral. Mas, afinal, quais as principais áreas de atuação desses cirurgiões? Quando procurar um cirurgião especialista? Onde encontrar cirurgias a preços populares?

Este artigo tem o objetivo de responder a essas e outras questões sobre essa especialidade cirúrgica, portanto, não deixe de ler até o final.

Quais as áreas compreendidas dentro da cirurgia geral?

Ao contrário do que sugere o nome, a cirurgia geral é uma área bastante especializada da medicina, sendo uma residência obrigatória para médicos cirurgiões de diversas outras especialidades.

Médicos especializados em cirurgia geral têm três grandes áreas de atuação: a cirurgia do trauma, a laparoscópica e a abdominal. Entenda melhor cada uma delas a seguir.

Cirurgia do trauma

Essa área abrange, usualmente, um tratamento emergencial de máxima importância, tendo como objetivo minimizar traumas causados por quedas, acidentes ou lesões por armas brancas ou de fogo que representem ameaça iminente à vida do paciente.

Além disso, dentre os quadros de saúde que podem ser resolvidos pela cirurgia geral, destacam-se os mais diversos tipos de hérnias, como a inguinal e a umbilical, além de colecistite, hemorróidas, doenças do cólon e úlceras.

A cirurgia do trauma, portanto, tem um caráter extremamente urgente, representando intervenções mais agressivas e controle de variáveis perigosas, como hemorragias internas e externas.

Cirurgia laparoscópica

Esse tipo de cirurgia caracteriza-se pela sua natureza pouco invasiva e rápida recuperação do paciente.

Durante o procedimento, é realizada uma série de furos abdominais por onde entrarão as câmeras e os instrumentos necessários para realização da cirurgia. A cirurgia laparoscópica é bastante eficiente e deixa cicatrizes mínimas.

Cirurgia abdominal

Essa especialidade da cirurgia geral é responsável pelo cuidado dos órgãos que vão do diafragma até a região pélvica, sendo subdividida em duas principais características: alta e baixa.

É na cirurgia abdominal que são tratados quadros cancerígenos, sejam tumores benignos ou malignos, além de cálculos na vesícula, retirada de apêndice e mais.

Ela também pode ser realizada por meio da técnica laparoscópica, que é mais sofisticada. Em casos de emergência, o método tradicional, no qual o abdômen do paciente é completamente aberto, é o mais indicado.

Como ter acesso a uma cirurgia geral barata, mesmo sem plano de saúde?

Se você não conta com um plano de saúde e já precisou de uma cirurgia, é possível que tenha se perguntado “como é possível diminuir a fila de espera para cirurgia do SUS?

Cirurgias são procedimentos realmente sofisticados e seus custos costumam ser altos na rede particular. Por isso, o Clude oferece o acesso a cirurgia barata, com opções de parcelamento e procedimentos a partir de R$ 1.500.

Além disso, a plataforma também oferece consultas a preços populares, para que todo o acompanhamento pós-cirúrgico seja feito com eficiência e garanta os resultados esperados. Acesse o site do Clude para entender melhor como você e sua família podem estar protegidos, mesmo sem um plano de saúde.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.