logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como as healthtechs estão ajudando empresas a reduzir o absenteísmo

O absenteísmo é um dos problemas que empresas e colaboradores estão enfrentando no momento. Contudo, as healthtechs podem ajudar, tendo em vista que, segundo pesquisas, uma das maiores causas de afastamento do trabalho é a necessidade de cuidado com a saúde – principalmente a saúde emocional. 

Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Leia também: Healthtechs: o papel das startups que desenvolvem tecnologias para otimizar o sistema de saúde

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é o ato de se ausentar de um compromisso. Assim, o absenteísmo no trabalho se refere à falta do colaborador por atraso, saída adiantada ou ausência de um dia ou vários no emprego. Isso pode ocorrer por diversos motivos, tais como desmotivação com a profissão, compromissos pessoais, más condições de transporte e afastamento por doença. 

Neste artigo, focamos no absenteísmo ocasionado por problemas de saúde, tendo em vista que as healthtechs estão auxiliando as empresas a diminuírem esse tipo de ausência, principalmente as relacionados à saúde mental.

Como as healthtechs estão ajudando as empresas?

De acordo com o Distrito Healthtech Report, hoje em dia, há aproximadamente 542 healthtechs no mercado, sendo que, em 2018, haviam apenas 248. Desse quantitativo, a maior parte são de healthtechs direcionadas especificamente aos cuidados com a saúde mental. 

Esse número certamente reflete a necessidade que a atenção à saúde mental merece em nosso País. Segundo pesquisas, 86% dos brasileiros possuem algum transtorno mental, sendo a pressão no ambiente de trabalho e problemas pessoais da vida afetiva as principais causas apontadas pelos especialistas.

Assim, 20% dos colaboradores estão trabalhando sob intensa pressão emocional, o que pode ocasionar problemas com a saúde física e psíquica – e, consequentemente, falta de produtividade e absenteísmo.

Conforme a Previdência Social, episódios de depressão causaram 43,3 mil auxílios-doença, transtornos ansiosos, 28,9 mil, e o transtorno depressivo, 20,7 mil, ocupando, respectivamente, a 10ª, 15ª e 21ª posição entre as doenças que mais causam afastamento do trabalho.

Sendo assim, uma importante medida para auxiliar na diminuição do absenteísmo é contar com alternativas, como as healthtechs, para apoiar os colaboradores. Uma delas é a Inteligência Artificial (IA) Ivi, desenvolvida em 2019 pela startup Hisnëk com o objetivo de identificar as emoções dos colaboradores.

Dessa forma, tais emoções são captadas por perguntas, que auxiliam o software a traçar um perfil do colaborador e recomendar sugestões personalizadas, como a necessidade de consultar um psicólogo, por exemplo. 

Além disso, a IA gera relatórios sobre as condições emocionais da equipe, mantendo anônimo o nome dos colaboradores, para que o grupo de gestão de pessoas possa elaborar ações mais precisas e eficientes com o intuito de apoiar o time. 

Além de healthtechs direcionadas especificamente para a área da saúde emocional dos colaboradores, plataformas que visam combater o sedentarismo e o absenteísmo no ambiente corporativo também estão ganhando destaque. 

Um case de sucesso ocorreu com a empresa PayPal, a qual, por meio de uma healthtech, desafiou seus funcionários a correrem 2,5 mil km ao longo de um mês. A experiência contou com forte adesão por parte dos colaboradores que deixaram de ser sedentários e passaram a se engajar mais com a empresa. 

Sendo assim, as healthtechs estão cada vez mais auxiliando empresas a engajar seus funcionários e a diminuir o absenteísmo. Algumas plataformas são mais focadas em uma especialidade, enquanto outras se propõem a atuar em distintas frentes, como o Clude, por exemplo. Seu programa completo oferece consultas a médicos, psicólogos, nutricionistas, personal trainers e assistentes sociais. Assim, o colaborador pode cuidar da sua saúde de forma mais ampla.

Como conseguir orientação médica online para meus colaboradores?

O Clude é um programa completo de saúde que disponibiliza orientação médica 24 horas por dia, sete dias por semana e de onde o colaborador estiver. Além disso, caso ele deseje se consultar com um especialista, é possível realizar consultas presenciais que custam a partir de R$ 35, ou uma consulta médica online a partir de R$ 35. Então, entre em contato e faça a adesão, pois, em uma única assinatura, o seu colaborador e sua família podem usufruir de um programa completo de saúde. 

Leia mais: Healthtechs levam bem-estar com a tecnologia e auxiliam nos cuidados de saúde de forma preventiva

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.