logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como é a consulta com um gastroenterologista?

O gastroenterologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar as doenças que acometem o sistema gastrointestinal, ou seja, todas as estruturas localizadas desde a boca até o anus, o que compreende uma parcela significativa de nosso corpo. Portanto, confira o artigo de hoje e saiba mais sobre as principais doenças gastrointestinais, quando agendar uma visita e como é a consulta com gastroenterologista. Boa leitura!

Quais são as principais doenças gastrointestinais?

Antes de falarmos sobre como é a consulta com o gastroenterologista, veja as principais doenças tratadas por esse profissional:

1. Gastrite

A gastrite é uma lesão ou inflamação que atinge a mucosa do estômago, a qual é responsável por protegê-lo dos ácidos gástricos. Esse problema se origina justamente a partir do aumento na produção desses ácidos, causando dor e queimação na barriga, má digestão, náusea e vômito.

2. Úlcera

A úlcera é uma lesão que afeta a mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. Diferentemente da gastrite, a úlcera causa hemorragias e erosão da mucosa, podendo perfurar a parede dos órgãos.

Esse problema pode ser acarretado pela hipoglicemia dos diabéticos, doença de Crohn, uso frequente de determinados medicamentos, contaminação pela bactéria H. Pylori e estresse, causando sintomas semelhantes ao da gastrite, exceto pela presença de sangue nas fezes, que pode ocorrer caso algum órgão tenha sido perfurado.

3. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico corresponde ao mau funcionamento do esfíncter, que é uma espécie de válvula que conecta o esôfago ao estômago. Esse problema ocasiona o retorno do conteúdo estomacal ao esôfago, causando lesões devido à presença de ácidos digestivos.

4. Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é ocasionada pela baixa produção da enzima lactase, a qual é responsável por digerir o açúcar encontrado no leite e produtos derivados dele. Por conta disso, esse açúcar atinge o intestino e passa a ser fermentado pelas bactérias intestinais, o que pode causar gases, cólica, inchaço abdominal e diarreia.

5. Pancreatite

A pancreatite refere-se a inflamação do pâncreas, órgão responsável pela síntese de insulina e glucagon. Esse problema pode ser causado por presença de pedra na vesícula ou consumo excessivo de álcool, resultando em dores na barriga.

Quando consultar o gastroenterologista?

Você deve procurar o gastroenterologistas caso apresente sintomas como:

  • enjoo;
  • refluxo;
  • dor ou queimação no estômago;
  • distensão abdominal;
  • prisão de ventre;
  • gases;
  • cólica intestinal;
  • diarreia.

 

Além disso, caso você possua algum parente próximo que tenha desenvolvido úlcera, há uma grande probabilidade de você desenvolvê-la também. Portanto, informe-se sobre o assunto e agende uma consulta se necessário, a fim de evitar esse problema.

Afinal, como é a consulta com gastroenterologista?

Caso seja a sua primeira consulta, o gastroenterologista irá realizar algumas perguntas, como histórico de doenças familiares relacionadas ao sistema gastrointestinal, hábitos alimentares, uso de medicamentos, consumo de álcool e se você apresenta alguma doença diagnosticada – como diabetes, que pode ocasionar úlcera – além de compreender o que motivou você a marcar uma consulta.

A partir dessas informações, ele irá elaborar a ficha anamnese, que auxiliará no diagnóstico e elaboração de tratamento por meio do registro de suas informações. Além disso, caso você apresente de fato sintomas típicos de um distúrbio gastrointestinal, ele poderá solicitar exames, como:

  • endoscopia digestiva alta: exame realizado a partir da introdução de uma sonda na boca, a qual pode alcançar até o duodeno, fornecendo imagens de dentro do organismo;
  • colonoscopia: exame semelhante à endoscopia, no qual a sonda é introduzida no canal anal;
  • ecoendoscopia: exame que combina endoscopia e ultrassonografia;
  • exame de manometria esofágica (esofagomanometria): nesse exame, é introduzida uma sonda na narina do paciente e é solicitado que ele beba água, de modo a permitir que o médico avalie a movimentação do esôfago.

Como encontrar consulta com gastroenterologista a preços acessíveis?

Com o cartão 360° do Clude, você consegue marcar consultas com médicos especialistas a partir de R$ 35, além de ter até 80% de desconto em exames realizados na rede de laboratórios credenciados. Portanto, agora que você já sabe como é a consulta com gastroenterologista e a importância de cuidar do sistema gastrointestinal, venha fazer parte do Clude e ter acesso a atendimento médico com desconto!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.