logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como é possível diminuir a fila de espera para cirurgia do SUS?

Informações encontradas em pesquisa promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso evidenciam uma realidade bastante preocupante: um paciente precisa esperar, em média, mais de um ano e quatro meses para receber atendimento médico no SUS.

Para aqueles que dependem do serviço, esse número não representa nenhuma surpresa. Segundo outro estudo, este promovido pela Comissão de Saúde Global de Alta Qualidade, pelo menos 51 mil mortes são causadas todos os anos pela falta de acesso a atendimento médico.

Existe uma maneira de diminuir essa fila de espera, conseguindo um acesso mais eficiente a serviços de saúde como as cirurgias? Neste artigo, falaremos sobre o assunto em detalhes. Acompanhe a leitura.

A situação da saúde pública no Brasil

A situação precária do sistema público de saúde só não é mais grave do que os quadros dos pacientes que esperam pelo atendimento, seja uma consulta, um exame ou uma cirurgia. No ano de 2016, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, morreram 819 pessoas nos hospitais brasileiros todos os dias.

Cirurgias eletivas, aquelas que são consideradas não-emergenciais, já são quase 904 mil segundo um estudo promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017. Certamente, tais números já sofreram um aumento desde então, assim como o tempo de espera necessário para a realização do atendimento pelo SUS.

A pandemia veio para tornar ainda mais desesperadora a situação do atendimento público brasileiro. Hospitais que já não contavam com estrutura adequada para lidar com os atendimentos rotineiros viram-se completamente abarrotados de pacientes com graves sintomas e altamente contagiosos.

A realidade, portanto, mostrou-se implacável: o Brasil chegou ao topo da lista de países com maior taxa de contágio segundo um estudo publicado pelo Imperial College de Londres.

Saiba mais sobre o assunto: Conheça as alternativas para fazer um exame sem depender da fila de espera do SUS

Existe maneira de diminuir a fila para cirurgia do SUS?

Diferentes setores da sociedade reúnem esforços para encontrar soluções viáveis não só para a diminuir a média de espera na fila do SUS para atendimento médico, mas também evitar que mais pacientes venham a falecer pela falta desse atendimento.

Dessa maneira, pode-se observar algumas práticas que têm potencial para funcionar. Entenda melhor algumas delas a seguir.

Manter dados de cadastro atualizados

Segundo especialistas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a fila de espera poderia ser mais eficientemente gerenciada se pacientes atualizassem suas informações cadastrais com maior frequência.

Muitas vezes, a única forma disponível de contato é por telefone, ainda que esta não seja efetiva em boa parte dos casos.

Maior acompanhamento de indicadores

Em alguns municípios, a falta de leitos não é a principal razão pela qual internações não ocorrem, mas o desperdício geral de recursos. Por isso, ter um controle sobre indicadores como tempo de atendimento, taxa de admissão e taxa de alta também é uma responsabilidade da gestão hospitalar.

Uso do teleatendimento

Reconhecidas pela OMS desde a década de 1990, as tecnologias de atendimento remoto podem ser grandes aliadas na diminuição das filas de espera do SUS. Com o uso da telemedicina, pacientes conseguem um atendimento remoto, seja uma consulta com especialista ou um encaminhamento.

O atendimento é realizado por meio de plataformas de videoconferência com o auxílio de imagens e do som a fim de que o diagnóstico seja realizado corretamente.

Clude: a alternativa para quem não tem plano de saúde

O Clude é uma plataforma de saúde preventiva que oferece inúmeros benefícios aos seus assinantes, desde o desconto em milhares de farmácias pelo Brasil até consultas a preços populares, além de 50 tipos de cirurgias a partir de R$ 1.500,00 com possibilidade de parcelamentos.

Assinantes do Clude também têm acesso a teleconsultas com especialistas em até duas horas, sem longas filas de espera.

Se você não quer depender da fila para cirurgia do SUS, mas precisa de um atendimento rápido e de qualidade, o Clude pode ajudar. Acesse nosso site e entenda melhor como ter acesso a um atendimento rápido e de qualidade por preços justos.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.