logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como funciona a cirurgia vascular?

A cirurgia vascular é realizada quando há a necessidade de tratamento dos vasos sanguíneos ou do sistema circulatório em geral.

Entenda para quais casos esse procedimento é indicado, como funciona e de que forma conseguir desconto em cirurgias para realizar a cirurgia vascular.

O que é cirurgia vascular

A cirurgia vascular pode ser compreendida como um procedimento da área da medicina que visa lidar com doenças e condições que afetam vasos sanguíneos e linfáticos. Entretanto, ela não se aplica aos vasos da circulação coronária, da base do coração e do encéfalo.

Para que ela é indicada?

O procedimento é indicado no tratamento das seguintes anormalidades:

Aneurismas

O aneurisma ocorre quando uma artéria apresenta dilatação irregular. Pode apresentar risco de rompimento ou de embolização, o que levaria a uma intensa hemorragia.

Linfedema

A condição é caracterizada por um inchaço, que pode surgir em diferentes partes do corpo, a depender de elementos como malformação congênita, obstrução ou mau funcionamento dos vasos linfáticos.

Isquemia arterial

A isquemia se caracteriza pela alteração do fluxo de sangue de uma artéria devido a uma placa de gordura, um coágulo ou uma lesão sofrida pelo vaso.

Tratamento de feridas

Uma ferida de origem arterial, venosa ou mista pode formar uma úlcera. Os casos mais frequentes estão em pacientes que sofrem de hipertensão, diabetes e outras doenças que mexem com o sistema circulatório.

Trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda se desenvolve a partir de um coágulo presente no interior de veias profundas. Esse coágulo, que cresce, começa a obstruir o fluxo de sangue do vaso, o que representa um alto risco à saúde do paciente.

Varizes

As varizes são veias que apresentam aspecto tortuoso e dilatado. Costumam aparecer nas pernas de pessoas mais velhas, com sobrepeso, sedentárias ou com problemas de circulação e podem causar bastante incômodo, além de serem esteticamente desagradáveis.

Como funciona?

A princípio, o médico deverá solicitar alguns exames, como:

  • eco-color doppler venoso;
  • hemograma;
  • ressonância;
  • ultrassonografias; entre outros.

 

É importante, ainda, passar pela avaliação de um anestesista e de um cardiologista para descartar quaisquer riscos.

O paciente deverá seguir as orientações do médico com relação ao pré-operatório, respeitando as 12 horas de jejum e o período de internação. Em casos mais delicados, a pessoa pode ter que passar algum tempo em observação.

Tipos

Há diferentes tipos de cirurgia vascular. São eles:

Tradicional

O método tradicional é o mais utilizado para resolver questões vasculares, sendo indicado no tratamento de varizes, veias mais profundas ou safenas. O tamanho da incisão dependerá da complexidade do caso.

Radiofrequência

O método de radiofrequência é um dos menos invasivos, realizado via energia de radiofrequência, como o próprio nome sugere, que aquece as paredes das veias por meio de um cateter.

O aquecimento gera o encolhimento e a destruição das proteínas de colágeno presentes na parede do vaso sanguíneo.

Laser

Esse é um tipo de cirurgia vascular que tem ganhado bastante notoriedade, principalmente no tratamento de varizes, podendo ser utilizado tanto em veias menores e superficiais quanto em veias internas – como as safenas.

Escleroterapia com espuma

Esse último tipo é mais recente, considerado simples e minimamente invasivo. Por meio de um aparelho de ultrassom, o especialista aplica uma espécie de espuma na veia danificada para poder destruí-la, de forma que o próprio organismo normaliza o fluxo sanguíneo a partir das vias ao redor.

Como o Clude pode ajudar a conseguir desconto em cirurgias vasculares

O Clude pode ajudar quem precisa fazer a cirurgia vascular, mas precisa de desconto em cirurgias para conseguir o procedimento. O Clude oferece mais de 50 modalidades de cirurgias por preços especiais, que podem ser parcelados.

Para conferir o valor da cirurgia vascular, basta ser parte do programa de saúde Clude e entrar em contato com o atendimento, o que pode ser feito pelo próprio aplicativo.

Navegue pelo site para saber mais sobre o desconto em cirurgias e outros benefícios do Clude.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.