logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como saber qual médico procurar para marcar uma consulta?

Quando estamos doentes, o mais comum é marcar consulta médica e irmos ao profissional que acreditamos ser da especialidade da nossa enfermidade. Digamos que estamos com dores de cabeça e problemas para enxergar; nesse caso, vamos ao oftalmologista, certo? Bem, essa é fácil! Mas e se temos dores de cabeça, cansaço e dificuldade para comer? Agora fica mais difícil, não é mesmo?

Quando os sintomas são mais gerais, o mais indicado é procurar um clínico geral para te ajudar. Caso ele mesmo não possa atendê-lo para fazer o diagnóstico, vai te encaminhar ao especialista que considerar correto. Assim, você terá uma opinião médica e um posterior tratamento com mais efetividade.

Veja ainda: Quando é necessário marcar uma consulta no clínico geral?

Veja, neste post, o que você precisa saber para poder identificar que especialista procurar para marcar consulta médica. Acompanhe!

Especialidades mais comuns

Diversas são as especialidades médicas existentes, porém, vamos citar as mais comuns para que você possa fazer uma análise dos seus sintomas e marcar uma consulta com o especialista ideal. É claro que nem sempre você vai acertar, mas, caso isso aconteça, é bem possível que o profissional te indique o médico da especialidade correta. A seguir, analise as principais especialidades:

Cardiologia

O cardiologista cuida das questões relacionadas ao funcionamento do coração e da circulação dos pacientes. Ele pode ser o médico indicado quando há algum problema para respirar ou alguma anormalidade relacionada a isso. 

Endocrinologia

Na endocrinologia, o profissional é especializado no metabolismo humano e no funcionamento das glândulas do corpo. Problemas de natureza hormonal, como diabetes, obesidade, síndrome do ovário policístico, entre outras, podem ser diagnosticadas e tratadas com a ajuda do endocrinologista.

Proctologia

Doenças no cólon, no ânus e no reto são a especialidade do proctologista, que cuida de toda essa área do corpo. Diversos tipos de patologias estão ligadas a essa região, até mesmo câncer.

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista tem esse nome difícil e grande para representar que é um especialista muito completo. Esse médico é especializado em lidar com doenças relacionadas à laringe, ouvidos, nariz e região interna da face em geral.

Nefrologia

A nefrologia é a especialidade do médico que cuida de questões do trato urinário. O nefrologista pode diagnosticar infecções de natureza renal, de bexiga, de urina e da próstata. No entanto, esse médico não pode realizar operações nessa área do corpo, já que quem faz isso é o urologista.

Ortopedia

O ortopedista é o profissional especializado em ossos e traumas, sendo capaz de atender pacientes com problemas como luxações, torções e fraturas. Além disso, pouco se fala nos tumores ósseos, mas eles podem surgir e são tratados pelo ortopedista em um primeiro momento. Depois o acompanhamento é feito pelo oncologista, como qualquer câncer.

Importância de verificar os sintomas e realizar exames periódicos

A importância do autocuidado reside no fato de que, muitas vezes, a sua saúde e qualidade de vida dependem de você. Existem muitas doenças que podem ser evitadas com exames periódicos, por exemplo. Dessa forma, é sempre bom fazer check-up de rotina para verificar o que pode ser feito em relação à sua saúde física e mental.

Você já ouviu falar do Clude?

Essa plataforma é a mais completa do mercado para marcar consultas médicas, sendo uma alternativa para quem não tem plano de saúde. Com o Clude, você recebe desconto em medicamentos, exames e principalmente em consultas médicas, que podem ser realizadas através do teleatendimento.

Saiba mais: Quais consultas podem ser feitas pelo teleatendimento médico?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.