logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça a atuação do farmacêutico clínico e seu cuidado centrado no paciente

O farmacêutico clínico é um dos profissionais mais importantes da área da saúde. Ele acompanha e avalia pacientes com as mais diversas patologias e comorbidades, verificando a evolução e o uso responsável dos medicamentos. Dessa forma, é importante entender o que esse profissional faz na prática, para que, assim, os pacientes se sintam mais seguros e confortáveis com ele.

A atuação do farmacêutico é embasada na Resolução n.º 585 de 2013, emitida pelo Conselho Federal de Farmácia. Tal resolução regulamenta as atribuições do farmacêutico no que tange ao atendimento clínico e dá outras providências a respeito da profissão. Leia o post até o final e fique por dentro de tudo de que precisa saber sobre farmácia clínica e a atuação do farmacêutico clínico. Acompanhe!

O que é a farmácia clínica?

A farmácia clínica é um segmento da saúde que possui uma atuação voltada ao uso correto e adequado da administração dos mais variados tipos de medicamentos. Essa área é muito importante para os pacientes em geral, pois ajuda no uso responsável de medicamentos, fazendo com que diversas situações de negligência sejam evitadas pelos pacientes.

O que é o farmacêutico clínico?

O farmacêutico clínico é o profissional que atua dentro do segmento da farmácia clínica. Ele pode ter uma atuação prática muito abrangente, podendo atuar em hospitais, ambulatórios, domicílios, farmácias, entre outros locais.

Além disso, o farmacêutico clínico realiza diversas atividades relacionadas ao cuidado com a saúde dos pacientes, sendo esse cuidado coletivo ou individualizado. Ele também possui conhecimentos para atuar passando informações de saúde para as pessoas, seja através de meios de comunicação ou projetos voltados à educação.

Por fim, o farmacêutico clínico também pode atuar isolada ou simultaneamente com a gestão da prática, produção e até mesmo aplicação de conhecimento. Isso significa que ele pode intervir e atuar com a gestão da saúde dos pacientes, verificando a conciliação medicamentosa, acompanhando a administração dos medicamentos e fazendo consultas farmacêuticas.

Como o profissional atua?

O profissional da área de farmácia clínica atua em diversas vertentes. Porém, os segmentos de atuação que mais se destacam estão voltados ao cuidado com os pacientes e ao uso racional de medicamentos. 

Dentro disso, podemos citar, por exemplo, a revisão de medicamentos, que é a atividade que o farmacêutico clínico faz, analisando os medicamentos administrados pelos pacientes e melhorando o uso e a adaptação ao tratamento que estão fazendo junto ao médico responsável.

Outra atividade específica conduzida pelo farmacêutico clínico é a orientação aos pacientes. Essa orientação é voltada à saúde e à prescrição medicamentosa, de modo que o profissional atua fazendo uma avaliação dos sintomas do indivíduo e analisando a aplicação de medicamentos. É importante frisar que os medicamentos indicados pelo farmacêutico clínico devem ser isentos de prescrição médica.

Em último lugar, mas não menos importante do que as demais atividades realizadas pelo farmacêutico clínico, podemos citar o rastreamento em saúde. O profissional está apto para fazer testes rápidos, como teste de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, entre outros.

Veja ainda: Conheça todas as funções do farmacêutico em uma farmácia

Veja como funciona a plataforma do Clude

Se você quer ter acesso à farmácia com desconto fácil no seu dia a dia, o Clude é a melhor opção para isso! Os descontos resgatados no momento da compra de medicamentos chegam a 60%, o que faz com que o seu acesso a medicamentos seja muito mais simples. 

A plataforma do Clude é completa e permite que você controle facilmente os agendamentos de suas consultas, bem como os horários em que deve ingerir seus medicamentos. 

Saiba mais: O que você precisa saber antes de comprar medicamentos na farmácia

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.