logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça as especialidades médicas mais procuradas

Atualmente, são reconhecidas mais de 50 especialidades médicas no Brasil. É provável que muitos de nós não conheçamos todas as áreas contidas nessa lista e, felizmente, não chegaremos sequer a nos consultar com a maioria dos profissionais formados em algumas dessas especialidades.

No entanto, há profissionais médicos que consultamos inúmeras vezes ao longo da vida, como clínicos médicos, pediatras, obstetras, dentre outros.

Sendo assim, elaboramos uma pequena lista com algumas das especialidades médicas mais comumente procuradas pelos pacientes, a fim de que você as conheça um pouco mais e saiba identificar se deve agendar uma consulta.

Boa leitura!

Clínica Médica

A Clínica Médica é uma das especialidades mais procuradas pelos pacientes, tendo em vista que é a base para as demais especialidades. 

Nesse sentido, o clínico médico é a melhor alternativa para pacientes que ainda não foram diagnosticados. Como possui um amplo conhecimento a respeito do corpo humano, esse médico será capaz de realizar o correto encaminhamento do paciente caso necessário, uma vez que, dependendo da complexidade do problema diagnosticado, é possível que ele mesmo prescreva o tratamento e realize o acompanhamento.

Pediatria

Outra especialidade médica muito procurada é a Pediatria, isso porque, durante a infância e adolescência, o pediatra é o primeiro profissional a ser procurado por pais de crianças e jovens. Desse modo, o especialista em Pediatria atua de modo semelhante ao clínico médico, entretanto, enquanto o último atende ao público adulto, o primeiro atende especificamente ao público infantojuvenil.

Dermatologia

Mais uma especialidade médica muito procurada hoje em dia é a Dermatologia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca pela harmonização facial cresceu 390% em 2 anos.

Com o surgimento de novos procedimentos estéticos não invasivos, seguidos por sua popularização entre o público, cada vez mais pessoas podem cuidar melhor da saúde da pele, o que contribui para o aumento na busca por dermatologistas.

Outras razões que levam os pacientes a procurarem esses especialistas são problemas de queda de cabelo, acne, melasma, lesões cutâneas, entre outras alterações que venham a acometer a pele, as unhas, as mucosas e os cabelos.

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia e Obstetrícia são especialidades fundamentais para o cuidado da saúde da mulher, acompanhando-as frequentemente desde a menarca até a pós-menopausa. Essas especialidades são responsáveis por resguardar a saúde do aparelho reprodutor feminino e das mamas, bem como acompanhar a mulher durante o período de gestação.

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade médica responsável prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde que venham comprometer o sistema endócrino, o qual é formado por um conjunto de glândulas, sendo as principais a glândula pineal e a hipófise – localizadas na cabeça –, tireoide – localizada no pescoço –, o timo – localizado no tórax –, a glândula suprarrenal e o pâncreas – localizados no abdômen – e os ovários e testículos, os quais fazem parte do sistema produtivo.

Cada uma dessas glândulas é responsável por produzir e liberar na corrente sanguínea hormônios, os quais funcionam como uma espécie de mensageiros que auxiliam na ativação e controle de diversos processos que ocorrem no organismo.

Em razão disso, qualquer irregularidade que atinja esse sistema pode resultar em distintos problemas de saúde, como distúrbios da tireoide, diabetes mellitus, síndrome dos ovários policísticos (SOP), síndrome de Cushing, nanismo, gigantismo, etc.

Cardiologia

Por fim, mais uma especialidade médica muito procurada é a Cardiologia, a qual se dedica ao cuidado do coração e do sistema circulatório, componentes vitais para o funcionamento do corpo humano.

O comprometimento do coração pode resultar em muitos problemas, como doença coronariana, cerebrovascular, arterial periférica, cardíaca reumática, cardiopatia congênita e hipertensão, por exemplo.

Segundo a  Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 30% dos brasileiros são hipertensos, condição que, caso não seja controlada adequadamente, pode gerar problemas de saúde mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, por exemplo.

Portanto, caso identifique sintomas, como dor no peito, fraqueza ou formigamento no corpo, tontura ou dor de cabeça, fique atento.

Conheça o Clude e tenha acesso a diferentes especialidades médicas

O Clude é a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde e tempo para recorrer ao sistema público, pois a partir de R$ 39,90 mensais você adquire um cartão de saúde 360° que oferece desconto em procedimentos médicos, como consultas e cirurgias de diversas especialidades médicas, realizados a partir da rede credenciada de hospitais, consultórios e clínicas.

Portanto, se você deseja cuidar mais da sua saúde e só precisa de um empurrãozinho, conte com o Clude e conheça as demais vantagens disponibilizadas pelo cartão!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.