logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça as principais vantagens da orientação médica remota

A orientação médica remota é um tipo de assistência médica realizada a distância. Ela se diferencia de uma teleconsulta, pois o profissional da saúde não realiza o diagnóstico completo e receita um tratamento, mas apenas orienta o paciente em relação a eventuais dúvidas sobre sintomas, como realizar o tratamento de modo correto, como se precaver de determinadas doenças, dentre outras questões que só podem ser sanadas por um profissional da saúde. 

Vale destacar que não apenas médicos oferecem orientação remota, mas demais profissionais da saúde também, como psicólogos e nutricionistas.

A orientação médica pode ser realizada tanto por telefone, por meio de uma chamada telefônica, quanto por videochamada em plataformas específicas que permitem o compartilhamento de áudio e imagem.

Essa novidade traz consigo inúmeras vantagens. Para conhecer mais sobre elas, continue a leitura!

Veja mais: Quais consultas podem ser feitas pelo teleatendimento médico?

A vantagens de realizar uma orientação médica 

Otimização do tempo

Uma das principais vantagens da orientação médica remota é a otimização de tempo, tendo em vista que não é necessário se deslocar apenas para receber uma orientação médica e perder tempo no trânsito ou em filas.

Assim, fica bem mais fácil encaixar esse compromisso na agenda sem comprometer toda sua rotina. 

Atendimento de onde você estiver

Outra vantagem muito importante é a possibilidade de obter a orientação médica de onde você estiver.

Sendo assim, a orientação médica remota permite que você possa conversar com um profissional da saúde no momento em que você se sentir mal, independentemente do local em que você esteja, seja em casa, no trabalho, na rua ou em outro local.

Desse modo, você consegue verificar com agilidade se os sintomas que você está sentindo merecem uma atenção especial ou não, a fim de saber se deve agendar uma consulta médica e exatamente com qual especialista.

Redução de custos

Como não é preciso ir até o consultório para receber a orientação médica, evitam-se custos com transporte ou combustível tanto para ir quanto para voltar, o que é ainda mais significativo para pessoas que habitam regiões que não dispõem de determinados profissionais da saúde e necessitam viajar para uma cidade próxima, com maior oferta de serviços na área. 

Agilidade no atendimento

A orientação médica remota possibilita que você possa entrar em contato com um profissional da saúde de forma ágil para tirar dúvidas pontuais. Por exemplo: muitas vezes, ao iniciar um novo tratamento, surgem dúvidas que sequer pensávamos em perguntar ao médico no momento da consulta, como o que fazer ao atrasar o horário, ou esquecer de tomar o remédio prescrito, ou até mesmo verificar se um sintoma adverso de adaptação a um determinado medicamento é comum e quanto vai durar. 

Outro exemplo é quando sentimos um determinado sintoma incomum e não sabemos exatamente se devemos nos preocupar e recorrer a um especialista ou não. Com a orientação médica remota, essas questões podem ser resolvidas rapidamente.

Maior acessibilidade

Outra importante vantagem da orientação médica remota é que ela possibilita mais acessibilidade à saúde para pessoas que vivem em localidades distantes e com pouca oferta de profissionais da saúde. 

Muitas vezes, por conta da distância, essas pessoas acabam postergando uma visita ao médico para verificar se determinado sintoma deve receber uma atenção especial ou não, ou consultar o profissional sobre uma dúvida quanto ao tratamento prescrito. No último caso, o paciente pode acabar realizando de forma incorreta o tratamento pela impossibilidade de retornar ao consultório e sanar sua dúvida. 

Desse modo, a orientação médica remota permite que essas pessoas possam cuidar bem da saúde independente da distância.

Os benefícios de ter um programa de saúde completo para orientação médica 

Para que o acesso à orientação médica seja mais facilitado, é interessante contar com um programa completo de saúde, como o que o Clude oferece. Por meio dele você pode entrar em contato com um profissional da saúde via chamada telefônica. Não é cobrado nenhum custo pela ligação e você pode fazê-la a qualquer dia da semana e a qualquer horário, pois o atendimento fica disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. 

Venha fazer parte do Clude, a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde!

Veja também: Teleatendimento médico: a nova interação da saúde acessível para pacientes no Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.