logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça os principais exames de ultrassom que são importantes para a saúde da mulher

O ultrassom é um dos principais exames realizados em mulheres de todo o mundo. Ele pode ser utilizado em um check-up de rotina, para analisar o desenvolvimento fetal ou ainda para diagnosticar alguma doença relacionada a essa parte do corpo. 

Neste post, vamos abordar informações importantes a respeito dos exames ultrassom e salientar as principais características de cada um dos seus tipos. Acompanhe!

O exame de ultrassom

O ultrassom é um exame de imagem feito por meio de um aparelho chamado transdutor. Esse aparelho consegue captar ondas sonoras ao encostar no corpo de uma pessoa, podendo, assim, gerar imagens do que está acontecendo no seu interior.

Saiba mais: Entenda para que serve o exame de ultrassom

Tipos de exames ultrassom 

Existem alguns tipos de ultrassom que são fundamentais para manter a boa saúde das mulheres. Aqui, saberemos mais sobre o ultrassom das mamas, o transvaginal, o de tireóide e o gestacional. 

Ultrassom das mamas

O ultrassom das mamas é importantíssimo para a saúde da mulher. Ele avalia o tecido mamário para verificar se existe a presença de algum tipo de nódulo ou lesão presente no local. A grande importância desse exame é poder auxiliar no diagnóstico de doenças graves, como o câncer de mama, que, quando descoberto cedo, pode aumentar muito as chances de cura da paciente.

Além disso, esse exame também serve para possibilitar a implantação de silicone nas mulheres, pois analisa o local em busca de possíveis alterações quando a mamografia não é o suficiente para isso.

Ultrassom transvaginal

Já o ultrassom transvaginal é o exame que analisa os órgãos reprodutores femininos: o colo do útero, o útero e os ovários. Esse exame possibilita que o médico faça uma análise mais precisa em busca de alterações nessas regiões. Normalmente, ele é indicado para mulheres grávidas, já que é um processo que não emite radiação.

Ultrassom de tireóide 

Nos encaminhando para o final, podemos citar o exame ultrassom de tireóide, que, como o próprio nome já diz, é utilizado para analisar a glândula tireóide e possíveis alterações existentes no local. Também é possível verificar a presença de nódulos ou lesões na glândula.

Ultrassom gestacional

Por fim, o ultrassom gestacional é indicado para mulheres em estágios da gravidez. Com ele, é possível analisar o desenvolvimento fetal em várias etapas da gestação. Além disso, o exame também é utilizado para verificar o sexo do bebê e possíveis alterações em seu crescimento dentro do útero.

Importância de realizar exames de ultrassom

Conforme vimos, os exames de ultrassom são muito importantes, especialmente para a saúde da mulher. Esse tipo de exame é solicitado como rotina para mulheres a partir de 40 anos de idade, principalmente para verificar questões relacionadas ao câncer de mama, câncer de útero e ovários, entre outros. 

Dessa forma, as mulheres que desejam se cuidar e ter uma vida mais saudável devem recorrer a esse procedimento sempre que solicitado por seu médico, ainda que ele só seja parte do check-up.

Veja mais: Quando é indicada a realização do ultrassom obstétrico durante a gravidez?

Faça exames de ultrassom com o Clude

Se o que você procura são exames ultrassom baratos, saiba que o Clude é a plataforma ideal para isso. É de grande importância que você realize esse tipo de exame periodicamente, e o Clude, uma alternativa ao plano de saúde, pode te ajudar com isso, disponibilizando o acesso aos exames de ultrassom por a partir de R$ 70. Navegue pelo site para obter mais informações!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.