logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça todas as funções do farmacêutico em uma farmácia

O farmacêutico é um profissional muito presente em nossas vidas, entretanto, você sabe dizer todas as competências que esse profissional possui dentro de uma farmácia? Se não, este artigo foi feito para você! Continue acompanhando a leitura e conheça todas as funções do farmacêutico. 

As funções do farmacêutico

Monitoramento do estoque

Uma das principais funções do farmacêutico é administrar e fiscalizar a entrada e saída de medicamentos e demais produtos vendidos na farmácia. Sendo assim, ele é responsável pela aquisição de remédios e produtos de qualidade por um preço justo, na quantidade adequada – para não acumular no estoque, mas atender plenamente a demanda – e provenientes de fornecedores confiáveis. 

Orientação ao cliente

O farmacêutico também é responsável por orientar os clientes, visto que é o profissional com maior conhecimento dentro do estabelecimento. Nesse sentido, ele pode indicar algum medicamento, desde que não necessite de receita médica, tendo em vista que remédios para casos graves só podem ser adquiridos via receita emitida por um profissional especialista. Desse modo, o farmacêutico também pode orientar o cliente a procurar um clínico geral caso o sintoma leve persista. 

Venda de remédios

Outra atribuição do farmacêutico é a venda de medicamentos, principalmente aqueles que são solicitados via receita médica e de tarja preta, já que ele é um profissional habilitado para conferir a receita e interpretá-la adequadamente em relação à dosagem indicada e contraindicações. Caso seja verificada alguma incongruência, esse profissional deverá contatar o médico que emitiu o documento. 

Intercambialidade de medicamentos

Somente o farmacêutico responsável pode realizar a intercambialidade dos medicamentos de referência pelos medicamentos genéricos e vice-versa, tendo em vista que esse profissional consegue identificar a semelhança ou não das fórmulas de ambos os remédios. 

Leia também: Qual a diferença entre o medicamento de marca, genérico, referência e similar?

Elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) deve ser elaborado e implementado pelo farmacêutico responsável. Segundo a Resolução Conama n. 358/05 e a RDC Anvisa n. 306/04, todo estabelecimento de saúde deve dispor de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos com o intuito de realizar o descarte ambientalmente responsável e seguro dos resíduos, os quais podem conter agentes biológicos ou serem perfurocortantes.

Elaboração e atualização da documentação da farmácia

Mais uma responsabilidade do farmacêutico é a elaboração e atualização da documentação necessária para o funcionamento regular do estabelecimento, tendo em vista que, frequentemente, fiscais visitam o local para realizar a inspeção de rotina. 

Treinamento da equipe

O farmacêutico também é encarregado por compartilhar o conhecimento que possui com os demais colegas de trabalho por meio de treinamentos e capacitações, com o intuito de aperfeiçoar a atuação de todos e uniformizar as práticas dentro do estabelecimento.

Entre os pontos que devem ser obrigatoriamente abordados nos treinamentos, estão os princípios de boas práticas farmacêuticas em farmácias e drogarias e os procedimentos operacionais padrão, também conhecidos como POPs. 

Manipulação de medicamentos

Por fim, o farmacêutico também é incumbido de monitorar a manipulação das fórmulas magistrais e oficiais, bem como está habilitado a manipulá-las, visto que dispõe de conhecimento sobre práticas de laboratório, interações químicas e outros saberes específicos.

Onde encontrar medicamentos de forma acessível?

Como você pôde perceber, o farmacêutico possui diversas atribuições que vão muito além da venda de medicamentos. Esse profissional é responsável por garantir que os remédios que compramos tenham qualidade e pode nos auxiliar a realizar a intercambialidade segura de fármacos sem comprometer a eficácia do tratamento, o que é primordial para economizar, tendo em vista o alto custo de determinados remédios.

O elevado investimento necessário para a aquisição de fármacos, infelizmente, é um empecilho para diversas pessoas. Contudo, o Clude é uma alternativa para quem não tem plano de saúde, pois, com ele, você pode comprar medicamentos em mais de 26 mil farmácias baratas com até 60% de desconto. Visite nosso site e conheça o nosso programa completo!

Leia mais: O que você precisa saber antes de comprar medicamentos na farmácia

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.