logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cuide da sua saúde mental: saiba como trabalhá-la diariamente

Saúde mental é um assunto que demanda muito debate e atenção. A cada dia surgem mais dados alarmantes sobre o tema, mostrando o quanto trabalhar a saúde mental e fazer acompanhamento psicológico são hábitos fundamentais para o bem-estar.

Entenda melhor o conceito de saúde mental, sua importância, quais doenças estão associadas aos transtornos mentais e veja como trabalhar o bem-estar emocional diariamente.

O que é saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental pode ser definida como um pleno estado de bem-estar mental, físico (uma vez que a mente influencia no bom funcionamento do corpo) e social, indo além da ausência de doenças.

Em outras palavras, a boa saúde mental pode ser compreendida como um estado de bem-estar em que a pessoa não apresenta sinais físicos de que algo não está bem com seu emocional, conseguindo lidar com situações estressantes, trabalhar, dormir bem e se relacionar.

Importância da saúde mental

A saúde mental é afetada diretamente por doenças e questões de fundo emocional. Pode estar relacionada a desequilíbrios fisiológicos e situações do dia a dia. Fases de muito estresse no trabalho, por exemplo, tendem a desencadear quadros sérios de ansiedade, podendo levar à chamada síndrome de Burnout.

Por isso, é de extrema importância levar a saúde mental a sério, ainda que não haja o diagnóstico de uma doença fisiológica. O acompanhamento com psicólogo se faz fundamental para lidar com questões de fundo emocional e melhorar a saúde mental.

Doenças relacionadas à saúde mental

Ansiedade

A ansiedade é um instinto humano desenvolvido para garantir a sobrevivência de nossos antepassados. Hoje, ela pode gerar complicações bastante sérias se não for controlada. Algumas doenças decorrentes da ansiedade são:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
  • síndrome do pânico;

Depressão

A depressão é uma doença muito séria, sendo seus principais sintomas a perda de interesse por atividades prazerosas, humor deprimido, pensamentos negativos, insônia, apatia, problemas de concentração etc.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma condição que faz a pessoa sofrer alterações abruptas de humor, podendo levar a episódios de euforia assim como a episódios depressivos, dependendo do tipo de bipolaridade.

Como trabalhar a saúde mental

Ter uma alimentação saudável

Um corpo saudável tende a manter-se mentalmente bem. Por isso, uma alimentação regrada ajuda concedendo mais energia e os nutrientes que são necessários para o cérebro funcionar adequadamente.

É fundamental investir em uma alimentação equilibrada, composta por verduras, frutas, carnes magras, legumes e carboidratos. Também é importante moderar o consumo de açúcar, álcool e gordura.

Praticar exercícios físicos

A produção de endorfinas está diretamente atrelada à prática de exercícios físicos, que ajuda o corpo a reduzir a ansiedade e o estresse, além de ser muito importante para a prevenção e tratamento de quadros depressivos.

Afastar-se de pessoas tóxicas

De nada adianta comer bem e fazer exercícios se os relacionamentos são tóxicos. Relacionamentos tóxicos podem ser compreendidos como relações em que uma ou ambas as partes faltam com o respeito, não apoiam e estão sempre se colocando em situações conflitantes com seus parceiros. 

Relacionar-se com pessoas tóxicas afeta gravemente a saúde mental, podendo desencadear transtornos sérios, como depressão.

Nesses casos, é importante procurar ajuda especializada com psicólogo para conseguir colocar um ponto final na situação.

Realizar acompanhamento psicológico

Apenas profissionais especializados, como psicólogo e psiquiatra, estão aptos a ajudar pessoas que precisam melhorar a qualidade da saúde mental. Esses especialistas podem propor e orientar técnicas para tornar a rotina mais leve e as relações pessoais mais saudáveis.

Hoje, muitas pessoas almejam ter auxílio profissional para cuidar da saúde mental, mas poucas têm condições de pagar pelo tratamento, por isso há uma demanda crescente por encontrar psicólogo barato. 

Conheça o Clude e marque uma sessão com psicólogo por R$ 35

Buscando psicólogo barato? No Clude você pode agendar uma sessão com psicólogo por R$ 35 e receber atendimento online para ter mais saúde mental. 

Além da sessão por vídeo, é possível receber orientações de psicólogos por WhatsApp ou chat, também tirar dúvidas pelo chat do aplicativo do Clude e, dessa forma, ter mais saúde mental e qualidade de vida.

Baixe o aplicativo e veja como é fácil encontrar psicólogo barato e ter acompanhamento profissional.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.