diarreia
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Diarreia: o que é e como tratar?

De acordo com o Ministério da Saúde, a diarreia é considerada um desordem do intestino com elevação do número de evacuações e a perda de consistência nas fezes, tornando-as amolecidas ou líquidas. É comum que o problema seja relacionado à intoxicação alimentar, mas a diarreia pode surgir também através de infecções virais, pelo uso de antibióticos ou intolerância à lactose, por exemplo.

Principais sintomas 

Ao apresentar diarreia, avalie se há sintomas como febre (com temperatura maior que 37,5 graus), dor abdominal intensa, presença de sangue nas fezes, cansaço intenso, dificuldade de se alimentar por muito tempo ou sensação de desmaio. Caso algum desses sinais estejam presentes, é necessário buscar atendimento de urgência e, caso não apresente nenhum deles, é necessário se hidratar para evitar a desidratação e o agravamento do caso.

A desidratação é um dos problemas mais perigosos da diarreia. Os adultos são mais resistentes à ela, mas bebês, crianças e idosos acabam se desidratando com facilidade, por isso, é importante avaliar as condições do paciente.

Tratamento

Para amenizar os quadros de diarreia é importante tomar alguns cuidados, além evitar a automedicação e buscar atendimento médico em caso de urgência.

Na alimentação, mantenha sua rotina alimentar normalmente, porém, faça uma maior ingestão de frutas sem cascas, como banana, maçã e pera. Além disso, evite alimentos fritos, gordurosos e ultraprocessados, seja refrigerante, doces e salgadinhos.

A hidratação também é fundamental para a recuperação da diarreia. Para isso, prepare um soro caseiro, pois esse líquido irá ajudar o seu corpo a manter o equilíbrio nesse momento de perda elevada e água e eletrólitos.

Para fazer o soro, você irá precisar:

  • 1L de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Misture bem e consuma 200ml da solução após cada episódio de diarreia. Além disso, é necessário manter o soro na geladeira por no máximo 4 horas.

Recomendações

  • Beber muito líquido, seja água, soro caseiro ou água de coco;
  • Beber somente água filtrada ou fervida;
  • Evitar o uso de papel higiênico para os episódios de diarreia e realize a higiene com água e sabão neutro;
  • Lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições.

 

Se houver qualquer dúvida, contate o time de saúde do Clude para maiores orientações. E em caso de piora da diarreia, evite a automedicação e procure por um atendimento presencial de urgência.

Assista o vídeo:

Juliana Cardoso

Juliana Cardoso

Juliana Cardoso é publicitária, designer e ilustradora nas horas livres. Amante do mundo geek, adora criar e pesquisar sobre os mais diversos assuntos da atualidade. Também não perde um bom reality show, uma boa partida de videogame e memes.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.