logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dicas para combater o estresse

O estresse afeta a vida de praticamente todas as pessoas. É preciso adotar meios de combater o estresse, minimizar esse mal e ter uma rotina mais leve e tranquila.

Entenda como o estresse afeta a saúde, o que pode ser feito para combatê-lo e como ter ajuda profissional.

O que é o estresse?

O estresse é uma reação natural e espontânea do corpo que se faz presente toda vez que nos sentimos sob circunstâncias perigosas. No caso, há a liberação do hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais e grande responsável por sintomas como aumento da pressão arterial e do aporte de energia aos músculos. Outra substância liberada é a adrenalina, capaz de acelerar o coração e causar a sensação de taquicardia. 

Nossos antepassados se beneficiavam do estresse porque colocava-os em estado de alerta, o que era fundamental para a sobrevivência. Em contrapartida, atualmente, o excesso de estresse é visto como uma condição emocional extremamente prejudicial ao corpo e à mente. Disso surge a importância de combater o estresse de uma forma eficaz.

Como o estresse afeta a saúde?

Como dito, o estresse afeta a mente e o corpo gerando sentimentos ruins e afetando o comportamento de várias maneiras.

Quando em excesso, o estresse gera ansiedade, angústia, tristeza, tendência a se isolar, assim como sintomas físicos: dor de cabeça, insônia, cansaço e arritmia.

No mais, o estresse faz com que as relações entre pessoas, seja no trabalho, seja dentro de casa, acabem sofrendo danos e desgastes.

Dicas para combater o estresse

Mente

Para combater o estresse, é preciso começar de dentro para fora, ou seja, trabalhando a mente. Isso é possível por meio de sessões de terapia. Um psicólogo é o profissional mais indicado para ajudar o paciente a encontrar o equilíbrio emocional a partir de técnicas específicas para cada caso.

Além disso, é muito saudável conversar com os amigos sobre como se sente. Expor os sentimentos a pessoas confiáveis é essencial para manter o estresse sob controle.

Corpo

Com relação ao corpo, o que mais pode ajudar a combater o estresse é a prática de exercícios físicos regularmente, de preferência todos os dias.

O hábito de se exercitar aumenta a liberação de substâncias produzidas pelo cérebro (como a endorfina) que conferem a sensação de bem-estar, prazer e tranquilidade.

A maior presença dessas substâncias, em conjunto com a elevação da autoestima causada pela prática dos exercícios, combate o estresse e reduz tensões.

Rotina

É preciso refletir com cuidado sobre a própria rotina, ou seja, verificar quais hábitos está seguindo nos últimos anos e como eles têm afetado a saúde mental e física.

Além de contar com o apoio de um psicólogo e realizar exercícios físicos, há outras variáveis da rotina que influenciam no combate ao estresse. Como exemplo, podemos citar atividades realizadas aos finais de semana e o que tem sido feito nas horas vagas.

Ao realizar essa revisão da rotina, fica mais fácil identificar o que não tem feito muito bem, assim como o que tem causado mais sensações prazerosas. É fato que a correria do dia a dia tende a nos fazer deixar algumas atividades em segundo plano, mas é preciso fazer esse resgate para lidar com a vida moderna de forma mais saudável.

Importante notar que melhorar a rotina pode começar com pequenos passos, como determinar intervalos entre as tarefas para ter tempo de descansar e se desconectar um pouco dos afazeres.

Conheça o Clude e encontre psicólogo barato para combater o estresse

Combater o estresse é sinônimo de qualidade de vida, e o acompanhamento profissional é determinante nesse processo. Hoje, é possível encontrar psicólogo barato por meio do Clude, um programa completo de saúde que surgiu para ser uma solução para quem não tem plano de saúde.

Para além do acompanhamento psicológico, ter uma rotina de exercícios também é bastante importante no combate ao estresse, uma vez que atividades físicas reduzem os níveis de cortisol e aumentam a sensação de bem-estar por meio da liberação de outro hormônio, a endorfina, conhecido por aliviar o estresse, a tensão e a ansiedade. 

Nesse sentido, o Clude desenvolveu o programa Nutrifit, o qual fornece a possibilidade de ter acompanhamento e orientações de personal trainers, que elaboram treinos individualizados e atualizados semanalmente levando em consideração as especificidades e objetivos de cada caso. 

O Clude é a alternativa ideal para quem busca psicólogo barato e outros serviços com desconto, como consultas, exames, vacinas, procedimentos cirúrgicos e orientações com assistente social, nutricionista e personal trainer.

Navegue pelo site para conhecer o Clude e saiba como começar a usar o cartão 360° de forma rápida, sem carência e na palma da sua mão.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.