logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda como é realizado o exame de ressonância magnética

A ressonância magnética é um dos principais exames médicos de imagem realizados para obter diagnósticos de doenças. Ele funciona a partir de um campo magnético e ondas de rádio. Isso faz com que ele seja mais seguro do que o exame de raio-x, por exemplo. 

Dessa forma, muitas patologias são detectadas a partir da ressonância, que, uma vez levada até o médico de confiança, é capaz de diagnosticar diversos tipos de doenças. Grande parte dessas doenças, quando tratadas cedo, não causam grandes transtornos ao paciente.

Filas de espera do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o exame de ressonância magnética para pacientes que não têm condições de arcar com o pagamento do exame de maneira particular ou que não possuem planos de saúde. O que acontece é que as filas de espera são muito longas e, muitas vezes, os pacientes acabam tendo prejuízos na saúde em decorrência da demora.

A realidade de grande parte das pessoas é o SUS e, por isso, o ideal é que se conte com um programa como o Clude. Com ele, você não precisa pagar o exame particular e nem contar com planos de saúde, uma vez que uma das inúmeras vantagens do programa é o desconto de até 80% em exames médicos.

Como melhorar o atendimento em clínicas e hospitais

Uma das grandes questões a respeito do exame de ressonância magnética é que ele é um pouco desconfortável para algumas pessoas. É importante que os profissionais da saúde tenham em mente que o atendimento deve ser repleto de paciência e ter a compreensão como foco.

Além disso, é possível fazer alguns ajustes que melhoram a experiência do paciente na realização do exame. Primeiramente, é interessante que seja explicado para o paciente tudo o que for preciso para que ele se prepare mentalmente para o exame. Isso faz com que ele se sinta mais confortável no dia, pois teve tempo para pensar e sanar suas dúvidas a respeito do procedimento.

Outro ponto que também torna o exame muito mais tranquilo é o preparo dos profissionais para que ele seja feito da maneira mais rápida possível. Isso evita que o paciente desista no meio do procedimento e também facilita muito o tempo de espera em hospitais e clínicas.

Além desses aspectos, é interessante que os equipamentos sejam constantemente atualizados para modelos que não causem tanto desconforto aos pacientes. Atualmente, é possível encontrar modelos que tocam músicas, possuem tubos maiores, painéis de fotografias, entre outros.

Por fim, um último aspecto de grande relevância diz respeito ao caso de pacientes claustrofóbicos. Tais pacientes sofrem muito mais ao fazer o exame de ressonância magnética. Para casos mais graves, é possível até mesmo anestesiar o paciente, sendo o procedimento mais adequado, mas sempre devendo ser acompanhado por profissionais médicos da área.

Conheça a Clude e tenha acesso ao melhor programa de saúde do país

O Clude é a alternativa de melhor custo-benefício do mercado na área de programas de saúde. Com planos a partir de R$39,90, o cliente já pode desfrutar de diversos benefícios. As principais vantagens de contar com o Clude é que exames médicos têm até 80% de desconto, inclusive, é possível fazer ressonância magnética com preço popular.

Exames preventivos podem ser realizados com o programa, bem como o cliente tem descontos em compras de medicamentos, pode fazer consultas médicas a qualquer hora e em qualquer dia da semana, entre muitos outros benefícios. Acesse o site do Clude e veja todos os planos e vantagens de ser cliente do programa!

Saiba mais: A importância de realizar o exame de ressonância magnética no joelho.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.