logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda para que serve o exame de ultrassom

Aqueles que estão acostumados a realizar exames regulares, seja para acompanhar de perto algum quadro de saúde ou apenas para manter uma rotina regular de check-ups, já devem estar familiarizados com os mais diferentes tipos de testes e procedimentos, sendo um dos mais comuns o ultrassom.

Entretanto, se você ainda não tem o hábito de realizar checagens recorrentes e não sabe da importância de realizar ultrassons, não se preocupe, você veio ao lugar certo.

Esse artigo vai descrever, em detalhes, todas as situações em que a realização do exame é indicada, falando sobre a sua utilidade e também sobre como você pode conseguir realizar um ultrassom a preços populares. Aproveite a leitura.

O que é um ultrassom?

Também conhecido como ultrassonografia, esse exame é um método de diagnóstico por imagem que tem como objetivo permitir a análise de anomalias anatômicas, tanto em textura, quanto em tamanho, em órgãos internos e tecidos.

Trata-se de um exame bastante popular, principalmente em decorrência da ausência do emprego de radiação ionizante para a formação da imagem. A imagem é formada, portanto, pela vibração proveniente de ondas sonoras de alta frequência, que não podem ser registradas por ouvidos humanos. Essas ondas fazem com que os tecidos de órgãos vibrem e sejam captados como imagem pelos aparelhos do exame.

A ultrassonografia também pode ser especialmente útil na detecção de doenças em tecidos moles, além de evidenciar a presença de cistos e tumores, uma vez que essas estruturas produzem um padrão de eco diferenciado.

Esse exame é o procedimento mais utilizado no acompanhamento de gestantes, sendo bastante eficiente em identificar a condição de saúde da mãe e do bêbê nos mais variados estágios da gravidez.

Leia também: O que é “hora dourada” e por que é essencial? 

Quais são os principais tipos de ultrassom?

Muito versátil, a ultrassonografia é um exame capaz de auxiliar no diagnóstico de inúmeras patologias. Existem, portanto, modalidades diversas de realização do exame, cada uma com seu objetivo específico.

O ultrassom abdominal está entre os mais populares, uma vez que é usado para detectar doenças em diferentes órgãos e estruturas, como os vasos sanguíneos do abdômen, os intestinos, rins, fígado, pâncreas, baço, dentre outros. Para realização da ultrassonografia abdominal, é necessário evitar comidas e bebidas de 8 a 12 horas antes do exame.

O Doppler também é bastante utilizado, principalmente para diagnosticar problemas no fluxo de sangue. É particularmente útil na identificação de coágulos, anomalias das artérias, doenças arteriais periféricas e deformidades cardíacas.

Já o ultrassom transvaginal é complementar à ultrassonografia pélvica, seu objetivo é a observação da vagina e do útero. Trata-se de um exame bastante utilizado por médicos, entre diversas outras funções, para acompanhamento de pacientes no início da gravidez.

As mamas também são examinadas por meio do ultrassom a fim de que alterações sejam diagnosticadas e tratadas corretamente. O exame é indicado principalmente para pacientes abaixo dos quarenta anos que apresentam alterações palpáveis no tecido mamário, uma vez que ultrassonografias são mais eficientes em distinguir nódulos de cistos se comparadas à mamografia.

Ultrassom barato: qual a alternativa para quem não tem plano de saúde?

Ainda que realizar o exame com regularidade seja importante, o custo de ultrassonografias em clínicas particulares pode representar um grande peso no orçamento familiar. Por isso, o Clude é uma alternativa interessante para aqueles que desejam realizar um ultrassom barato sem perder a qualidade do serviço.

Por meio de seus convênios, a plataforma é capaz de oferecer descontos nos mais variados serviços médicos, incluindo consultas e exames como o ultrassom, que estão disponíveis para assinantes do Clude por R$ 70,00.

O Clude também dá acesso a uma série de descontos em farmácias e outros benefícios, tudo para ajudar nos cuidados de prevenção. Acesse nosso site e entenda como o Clude pode te ajudar a garantir uma maior qualidade de vida para toda sua família.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.