logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda quais sintomas indicam problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula muito importante no nosso corpo, pois ela é responsável pelo controle da secreção de diversos hormônios que fazem toda a diferença no organismo. A partir disso, quando existe algum problema com a tireoide, o corpo sente diversos sintomas que podem ter natureza leve, moderada ou grave.

Neste post, você fica sabendo quais são os principais sintomas da tireoide. Preste atenção em cada um deles e, caso perceba que está os sentindo, procure ajuda médica o mais rápido possível, afinal, a prevenção é sempre a melhor opção. Ao final, veja qual é a melhor alternativa para quem não tem planos de saúde. Acompanhe!

Principais sintomas de problemas na tireoide

Veja quais são os principais sintomas que indicam problemas na tireoide:

Cansaço

O cansaço em demasia é um dos sintomas mais comuns da tireoide. Esse é um sintoma frequente em pessoas que possuem uma condição chamada hipertireoidismo. A diminuição dos hormônios a que a tireoide está ligada faz com que a pessoa fique mais cansada, com sono e não tenha ânimo para fazer as atividades do dia a dia.

Peso

Se você teve uma mudança de peso repentina, fique atento: isso pode não estar ligado a hábitos alimentares, mas à tireoide. Por conta de uma condição chamada hipotireoidismo, o metabolismo do indivíduo fica mais lento e faz com que a pessoa acabe eliminando menos calorias do que o ideal, fazendo com que o peso possa aumentar.

Dores

As dores, especialmente as musculares, também podem ser uma indicação de que a pessoa está com problemas na tireoide. A condição que causa esse sintoma pode ser tanto o hipertioreoidismo quanto o hipotireoidismo. As questões mais comuns no campo das dores musculares são as câimbras e a rigidez dos músculos. 

Alteração na menstruação

Para as mulheres que estão com questões voltadas à tireoide, a menstruação pode ficar totalmente desregulada, chegando ao ponto de, em alguns casos, não acontecer por diversos meses. Os hormônios ficam alterados, fazendo com que o ciclo menstrual fique afetado de maneira muito negativa. O aumento do fluxo também pode ocorrer às vezes.

Humor

Por fim, um último sintoma muito frequente em pessoas que estão com problemas na glândula tireoide são as mudanças de humor. Esse sintoma pode ser facilmente confundido com sintomas provenientes da depressão, bipolaridade, borderline, entre outros. Por isso, é importante ficar atento à junção das mudanças de humor e dos outros sintomas citados.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Hipotireoidismo e hipertireoidismo são doenças ligadas à tireoide. Enquanto a primeira é uma doença autoimune que faz com que a glândula seja reduzida aos poucos, a segunda é marcada por um anticorpo no sangue que faz com que os hormônios da tireoide sejam produzidos em excesso.

Essas doenças são complexas e podem causar um ou mais sintomas como os mencionados acima. A partir disso, caso você note que eles estão acontecendo em seu corpo, o ideal é se preocupar com a tireoide.

A importância de procurar um médico 

É muito importante que você procure um médico para fazer uma consulta e buscar um diagnóstico preciso. Você não deve considerar que a presença dos sintomas mencionados pode ter relação com a tireoide logo de cara. É preciso ter cautela e procurar um médico especialista para fazer esse tipo de diagnóstico por meio de exames de sangue, por exemplo. 

A partir disso, você pode buscar o tratamento adequado para o problema. Se estiver procurando uma alternativa para quem não tem plano de saúde, conte com o Clude. Veja como funciona no próximo tópico!

Veja ainda: Como saber qual médico procurar para marcar uma consulta?

Veja como funciona o Clude

O Clude é uma alternativa para quem não tem plano de saúde. Se você faz parte do grande grupo de pessoas que não deseja ou não pode ter um plano de saúde, mas, ao mesmo tempo, quer ter uma assistência de saúde de qualidade, veja o que o Clude pode te oferecer! Não dependa mais do SUS. Veja os serviços que o Clude oferece e faça consultas médicas, exames e compre remédios por preços mais acessíveis. Saiba mais: Quando é importante procurar um médico para fazer um check-up?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.