logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Exame BTA: conheça um dos principais exames de detecção precoce do câncer de bexiga

O câncer de bexiga acomete muitas pessoas em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 10 mil pessoas podem vir a desenvolver esse tipo de câncer no Brasil entre os anos de 2020 e 2022. Isso indica que é preciso ter uma atenção muito grande aos sintomas e aos exames que podem detectar o câncer de bexiga de forma precoce.

Neste post, você conhecerá um dos principais exames de detecção precoce do câncer de bexiga: o exame BTA. Acompanhe!

O que é o exame BTA?

O BTA (antígeno de tumor de bexiga) é um exame de sangue que consegue identificar a presença de BTA na urina dos pacientes. Não necessariamente a presença de BTA indica que o paciente está com câncer de bexiga, porém é um indicativo importante. Assim, uma investigação deve ser realizada a fim de que esse antígeno não cause doenças e comorbidades de natureza grave.

Para que ele serve?

O exame BTA, como dito anteriormente, é utilizado para verificar a incidência e a quantidade do antígeno na urina dos pacientes. Esse exame ajuda a detectar problemas no trato urinário, como inflamação nos rins e, até mesmo, o câncer de bexiga. Normalmente, o BTA é feito em conjunto com outros exames para que se tenha um diagnóstico mais preciso do paciente.

Exames utilizados para o diagnóstico do câncer de bexiga

Além do BTA, existem outros exames utilizados para diagnosticar o câncer de bexiga. Veja quais são eles:

  • exame de urina: o exame de urina é utilizado, nesse caso, para detectar a presença de sangue na urina do paciente. Esse exame pode ser feito em check-ups regulares ou para ajudar a identificar o câncer de bexiga junto com outros exames.
  • marcadores tumorais: alguns exames marcadores tumorais ajudam no diagnóstico de tumores cancerígenos na urina do paciente. São eles: NMP22 Bladdercheck, UroVysion, entre outros. O exame BTA, por exemplo, é um marcador tumoral.
  • citologia da urina: por fim, podemos citar o exame de citologia da urina, que ajuda a constatar a presença de células cancerígenas na urina.

Como eles são feitos

Os exames citados acima, que detectam precocemente o câncer de urina, são feitos de maneira muito simples. No caso do exame de urina e citológico da urina, é preciso apenas que seja coletada uma amostra da urina e encaminhada para análise em laboratório. A coleta pode ser feita no próprio laboratório ou em casa, sendo que na segunda opção é preciso levar a amostra para o laboratório em até 2h.

Já o exame de marcadores tumorais pode ser feito por meio da própria amostra de urina do paciente ou a partir de uma amostra de tecido do tumor. A amostra é encaminhada até o laboratório, local em que são utilizadas técnicas de imuno-histoquímica para verificar a presença de marcadores tumorais no paciente.

Resultados do diagnóstico

A presença de sangue na urina, encontrado durante o exame de urina, não é um indicativo 100% eficaz para o diagnóstico do câncer de bexiga, pois também é provável que o paciente tenha apenas uma infecção urinária. O exame citológico de urina também não consegue detectar a doença com tanta precisão, portanto, não é o mais confiável para esse caso.

Já os marcadores tumorais são utilizados em muitos casos para a detecção precoce do câncer de bexiga. Com esse tipo de exame, é possível ter um diagnóstico muito mais específico da condição do paciente. Um dos principais marcadores tumorais é o BTA, citado anteriormente neste post.

A importância dos exames periódicos

A grande importância dos exames periódicos é a possibilidade de se ter um diagnóstico precoce do câncer de bexiga. Isso permite que as chances de cura sejam aumentadas, bem como permite que o paciente tenha um prognóstico mais favorável. Dessa forma, é muito recomendado que exames periódicos de check-up sejam realizados com frequência, especialmente se há histórico familiar de câncer de bexiga.

Consulta médica presencial ou teleatendimento

Para fazer os exames periódicos e avaliar a presença de sintomas de câncer de bexiga, o paciente deve marcar uma consulta presencial ou via teleatendimento. O teleatendimento pode ajudar muito na detecção do câncer de bexiga, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, em que o acesso a consultas de saúde de forma presencial está mais complicado.

Veja como o Clude pode te ajudar

O Clude é um programa de saúde focado nas suas necessidades! A plataforma conta com diversos laboratórios credenciados para que você possa fazer exames com até 80% de desconto, inclusive o exame BTA. Entre no site do Clude e saiba mais sobre os programas individual e familiar oferecidos!

Veja ainda: Por que é necessário realizar um exame médico periódico?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.