logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Exame BTA: quando fazer o exame que detecta o câncer na bexiga

A sigla BTA corresponde ao antígeno tumoral de bexiga que nada mais é do que a proteína expressa por diversas células tumorais. Nesse sentido, o exame BTA é responsável por detectar a presença de câncer na bexiga.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 10 mil brasileiros sejam diagnosticados com câncer de bexiga a cada ano do triênio de 2020 a 2022. Desse quantitativo, o público mais afetado são os homens com idade superior a 55 anos. 

Assim como a maioria das doenças, o diagnóstico precoce é um dos principais fatores que contribuem para uma plena recuperação, e isso é possível por meio do exame BTA. 

Confira este post e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Veja mais: Exame BTA: conheça um dos principais exames de detecção precoce do câncer de bexiga

Quando fazer o BTA?

Comumente, o câncer de bexiga surge em pessoas mais velhas, em especial nos homens. Assim, o BTA é um exame que deve ser incluso no check-up geral conforme a idade avança, principalmente no caso de pessoas que apresentam histórico familiar dessa doença. 

Além disso, independentemente do gênero e da idade, caso você sinta algum sintoma que indique suspeita de câncer na bexiga, procure um médico.

A presença de sangue na urina é um dos primeiros e principais sintomas a aparecer. Vale destacar que, por mais que haja sangue na urina expelida, isso não significa que sua coloração necessariamente deva ser avermelhada. 

Na maioria dos casos, é perceptível um tom alaranjado e, às vezes, a tonalidade da urina não é visivelmente afetada. Além disso, a presença de sangramento visível pode ocorrer em um dia e no seguinte desaparecer, voltando a retornar momentos mais tarde.

É importante reforçar, ainda, que a presença de sangue na urina não necessariamente indica a presença de câncer, podendo corresponder a tumores benignos ou cálculos renais, por exemplo. 

Além do sangramento, outros sintomas que podem ocorrer são sensação de ardor durante a micção e necessidade de urinar frequentemente, mesmo que a bexiga não esteja cheia.

Em casos graves, os sintomas que podem surgir são:

  • Incapacidade de urinar;
  • Dor lombar e nos ossos;
  • Falta de apetite e, consequentemente, perda de peso;
  • Cansaço proveniente do sangramento que pode levar a uma anemia;
  • Inchaço nos pés.

Diagnóstico do câncer de bexiga

Como mencionado, em determinados casos, a presença de sangue na urina é imperceptível. Então, é necessário realizar o exame BTA para detectar o sangramento.

Esse exame não é invasivo, sendo necessário apenas coletar o jato médio da primeira urina da manhã e levar o frasco coletor imediatamente ao laboratório.

Há também outras formas de diagnosticar o câncer de bexiga, como cistoscopia e biópsia. Esse procedimento é mais invasivo e consiste na introdução de um tubo que vai da uretra até a bexiga para coletar uma amostra de tecido da região. Para que esse exame não seja tão desconfortável, aplica-se anestesia na uretra.

Caso seja identificada a presença de tumor maligno, são solicitados outros exames, como tomografia abdominal e radiografia do tórax, a fim de verificar se o câncer está se disseminando no organismo. 

Tratamento

Caso o tumor seja descoberto precocemente e esteja situado no interior da bexiga, é possível removê-lo por meio da cistoscopia. Depois disso, são administrados medicamentos para não ocorrer a reincidência.

Se o câncer tiver alcançado as paredes da bexiga, é possível tratá-lo por meio de radioterapia ou quimioterapia e, caso necessário, remover parcial ou totalmente a bexiga. Em caso de remoção total, o paciente tem que utilizar uma bolsa de coleta para a urina.

Caso o tumor tenha se alastrado para além da bexiga, o tratamento pode consistir em quimioterapia, medicamentos, radioterapia ou cirurgia. 

Saiba como realizar exames de forma acessível

O Clude é a alternativa ideal para quem não tem plano de saúde, pois conta com programas completos por a partir de R$ 39,90 por mês, os quais possibilitam a realização de exames com até 80% de desconto na rede credenciada.

Portanto, se você deseja fazer o exame BTA ou qualquer outro, conte com o Clude!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.