logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Há diferença entre médico alergista e imunologista?

A alergologia e imunologia consiste em uma única especialidade médica, no entanto, como a denominação dessa área possui dois termos, algumas pessoas tendem a acreditar que se tratam de duas especialidades e que há o médico alergologista, comumente chamado de alergista, e o médico imunologista.

Apesar de ser uma única especialidade médica e ser exercida pelo mesmo profissional, não significa que ambas as áreas não apresentem suas especificidades. Por conta disso, iremos apresentar a relação entre elas pontuando suas semelhanças e diferenças. Confira!

Consulta alergia e imunologia: semelhanças e diferenças

São consideradas doenças imunológicas: as doenças autoimunes (DAI), as imunodeficiências, as síndromes autoinflamatórias e as doenças alérgicas, tendo em vista que todas são desencadeadas pelo mau funcionamento do sistema imune.

Os anticorpos são proteínas fabricadas pelo sistema imunológico que servem para identificar se um corpo é estranho ou não ao organismo. Geralmente, esses corpos estranhos consistem em  bactérias, vírus, fungos ou toxinas, por exemplo.

As DAIs ocorrem quando o sistema imunológico confunde os componentes do próprio organismo com agentes invasores, passando a combatê-los. Alguns exemplos de doenças autoimunes são lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn, vitiligo, diabetes tipo I e disfunção da tireoide.

As imunodeficiências são problemas de saúde também provenientes do mau funcionamento do sistema imunológico, porém que não estão relacionadas com a confusão de componentes do próprio organismo com agentes invasores, mas, sim, com uma debilidade desse sistema devido a fatores genéticos, administração de determinados fármacos ou doença grave de longa duração, como o câncer e imunodeficiência humana (HIV), por exemplo.

Essas condições fragilizam o sistema imune, o qual passa a não assegurar adequadamente a saúde do indivíduo, ocasionando diversas infecções de repetição em diversos órgãos.

As síndromes autoinflamatórias são inflamações oriundas de mutações genéticas hereditárias do sistema imunológico, que, assim como as imunodeficiências, resultam em repetitivos problemas de saúde que podem atingir diversos órgãos.

No entanto, diferentemente das doenças infecciosas, autoimunes e de outras imunodeficiências primárias, nas síndromes autoinflamatórias não são detectados linfócitos T autorreativos ou altos títulos de autoanticorpos circulantes.

Essas síndromes são raras e apresentam como sintomas febres recorrentes e sintomas inflamatórios sistêmicos. Um exemplo de síndrome autoinflamatória é a febre mediterrânea familiar. 

Por fim, as alergias correspondem a uma reação desproporcional do sistema imune a fatores externos que são, em princípio, inócuos, como, por exemplo, pólen, leite, ovo e ácaros.

Portanto, a alergologia e imunologia é uma especialidade médica que visa diagnosticar e tratar problemas de saúde que tenham sua origem no mau funcionamento do sistema imunológico.

No entanto, essa disfunção do sistema imune resulta em distintos problemas que desencadeiam desde raras doenças, como as síndromes autoinflamatórias, até doenças comuns, como as alergias.

Consulta alergia e imunologia: como obter atendimento médico com desconto?

Como você pôde perceber, o mau funcionamento do sistema imunológico pode desencadear os mais diversos problemas de saúde e impactar consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo. Contudo, ao contar com apoio médico, é possível obter o diagnóstico exato e se tratar.

Caso você suspeite que necessita realizar uma consulta de alergia e imunologia, mas não possua plano de saúde e tempo para recorrer ao sistema público, conte com o Clude!

Com o nosso cartão de saúde 360°, você tem direito a atendimento médico com desconto, além de exames e medicamentos por preços mais acessíveis e muitas outras vantagens a partir de R$ 39,90 mensais. Venha cuidar da sua saúde com o Clude!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.