importancia-da-vacinacao
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Importância da vacinação

 Com a pandemia da COVID-19, a importância da vacinação ficou em evidência no Brasil e no mundo. As vacinas representam a evolução da ciência, buscando proteger as pessoas contra doenças graves e altamente contagiosas capazes de causar danos à saúde. Uma das provas da eficácia do uso das vacinas é a possibilidade de erradicar doenças, como no caso da varíola. O último registro da doença no mundo é de 1977 e só foi possível graças à cooperação global dos países e da vacinação.

Por meio da imunização, a pessoa fica protegida de diferentes vírus e bactérias que afetam o ser humano e que poderiam levá-lo à morte. Nesse sentido, as vacinas atuam para fortalecer o sistema imunológico do indivíduo, evitando que patologias se desenvolvam, sendo, assim, a melhor forma de contribuir com a prevenção para doenças graves e suas complicações.

As campanhas de vacinação no Brasil foram capazes de erradicar a poliomielite e não há notificações de novos casos desde a década de 90. Para que esta e outras doenças continuem controladas, é importante atualizar-se sobre quais vacinas são necessárias em cada época da vida de uma pessoa. O calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde inclui, atualmente, 48 tipos de vacinas diferentes, como aquelas que protegem contra gripe, caxumba, coqueluche, difteria, febre amarela, HPV, paralisia infantil, rubéola, sarampo, tétano e tuberculose.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é possível também se informar sobre a documentação necessária e quais são as vacinas disponíveis para sua faixa etária. Além disso, existem os Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que têm como finalidade facilitar o acesso da população aos imunobiológicos especiais, principalmente para as pessoas com imunodeficiências congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou pessoas expostas a situações de risco.

Por que se vacinar contra a COVID-19?

O isolamento social e uso de máscaras são estratégias produzidas para tentar combater o avanço da COVID-19. Ao mesmo tempo, a vacinação é a principal forma segura e eficaz de prevenir a doença, reduzindo a taxa de internação, as complicações e até a morte relacionada à doença.

As vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes. Não há a menor possibilidade de você adquirir a COVID-19 por meio das vacinas ou alterar o seu DNA.

Atualmente, já existe uma grande quantidade de imunizantes em estudo e aperfeiçoamento, além dos já aprovados pela Anvisa, que são as vacinas aplicadas nos postos do SUS: AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, a Janssen, a CoronaVac e a Pfizer.

Como você percebeu neste artigo, a importância da vacinação é fundamental para qualquer pessoa. Portanto, manter a carteira de vacinação completa é fundamental. No Clude Saúde, o time de enfermagem oferece assistência sobre as vacinas, atua na análise da carteira vacinal, esclarece dúvidas e realiza orientações. Se você tem dúvidas sobre sua situação vacinal, não hesite em cuidar da sua saúde.

 

Referências

Ministério da Saúde. Calendário Nacional de vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao. Acesso em 03 jul 2022.

Toscano, Cristiana Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas / Cristina Toscano, Ligia Kosim . – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.

Ministério da Saúde. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – PNO. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19. Acesso em 03 jul 2022.

Sociedade Brasileira de Imunizações. Benefícios da vacinação. Disponível em: https://sbim.org.br/covid-19/81-beneficios-da-vacinacao. Acesso em 03 jul 2022.

Importância da vacina
Enfermeira aplicando a vacina
Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.