logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que é hemograma e quando esse exame deve ser solicitado?

O sangue é um dos componentes mais importantes do nosso corpo, sendo o responsável por participar da comunicação hormonal entre os diferentes órgãos, levar nutrientes e oxigenar as células.

Quando estamos com problemas de saúde, o sangue também é um dos primeiros a sinalizar que algo está errado e, por isso, o hemograma é um dos mais populares procedimentos durante checkups de rotina.

A seguir, você encontrará todas as principais informações sobre esse tipo de exame de sangue e o motivo de ser tão importante. Não deixe de ler o artigo até o final para saber como realizar um hemograma a preço popular.

Começando pelo princípio: o que é um hemograma?

A principal função de um hemograma é medir a quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas, as três principais células que compõem o sangue.

Popularmente conhecido como exame de sangue, esse procedimento é útil para uma série de fins médicos, desde os exames de rotina até a constatação de diagnósticos, acompanhamento de doenças e avaliação de aptidão para cirurgias e outros processos invasivos.

Além disso, um hemograma pode servir para diagnosticar anomalias nas próprias células sanguíneas, o que, normalmente, indica disfunções imunológicas e outras doenças.

Quando realizar um hemograma?

Frequentadores assíduos de consultórios, certamente, estão bastante familiarizados com o hemograma. Esse é um exame popular, porque, além de não ter contra indicações, também é rápido e fácil de ser feito.

Nem todo exame de sangue é, necessariamente, um hemograma. É comum que médicos, junto com esse exame, também peçam a análise de outras variáveis no sangue. Por isso, é sempre importante ter um acompanhamento profissional e realizar o exame somente quando solicitado.

Existem, no entanto, alguns sintomas que podem ser melhor analisados com um hemograma. Dentre eles, destacamos a perda de peso repentina, cansaço, constante imunidade baixa e mais.

Como me preparar para um hemograma?

Para a maior parte dos laboratórios, não é necessário o jejum, desde que o paciente se alimente de forma leve. No entanto, pode ser que um jejum de duas a quatro horas seja solicitado.

É recomendável que o paciente não fume ou consuma cafeína no dia da realização do exame. No dia que o antecede, a instrução é que se evite a prática de exercícios físicos intensos. O consumo de bebidas alcóolicas deve ser suspenso 48h antes.

Água e medicamentos podem ser consumidos livremente durante o período que antecede o exame, a não ser que a recomendação médica seja diferente.

Onde realizar um hemograma a preço popular?

Agora que você sabe por que é importante fazer exame de sangue barato, precisa conhecer o Clude, uma plataforma de prevenção de saúde que oferece hemograma a preço popular, por apenas R$ 6,57.

Além disso, assinantes do Clude, ou os Cluders, como gostamos de chamá-los, também têm acesso à orientação médica por meio do celular durante todos os dias da semana, ao longo das 24 horas. 

Nós também oferecemos descontos em mais de 26.000 farmácias e estabelecimentos para garantir que você e a sua família não precisem se preocupar na hora de comprar os remédios.

Acesse nosso site e comece a cuidar da sua saúde com a ajuda da tecnologia. Assine o Clude e tenha acesso a exame de sangue barato!

Se você quer começar a realizar hemogramas regularmente, acesse nossa plataforma e entenda como nós podemos ajudar você e toda sua família a cuidar da sua saúde de maneira eficiente e descomplicada.

Onde fazer exame de sangue mais barato?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.