logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que perguntar à ginecologista nas consultas de rotina?

Uma consulta com o ginecologista pode ser muito proveitosa em diversos aspectos da vida das pacientes. Questões relacionadas à gravidez, sexualidade, higiene e doenças ginecológicas podem e devem ser validadas com o profissional.

Para ter mais segurança e aproveitar melhor esse tipo de consulta, veja o que perguntar ao ginecologista de modo geral ou na primeira vez que você for atendida por uma profissional dessa área. Acompanhe

Perguntas feitas ao ginecologista na primeira consulta

Para saber o que perguntar ao ginecologista, você precisa entender o seu momento atual. Se você é mais jovem, por exemplo, e está indo na primeira consulta com esse tipo de médico, é interessante perguntar a respeito de:

Interações sexuais

Você pode tirar algumas dúvidas sobre relações sexuais que já experienciou ou que pretende experimentar em um futuro próximo. Questões como “Ter dor na hora do sexo é normal?”, “O que devo fazer para me proteger contra DSTs?”, “Como funciona a camisinha feminina?”, entre outras, são muito interessantes e podem ser respondidas com tranquilidade pelo ginecologista.

Métodos contraceptivos

Além de saber mais sobre interações sexuais propriamente ditas, você também pode questionar como se prevenir contra a gravidez. As principais perguntas sobre esse assunto são: “Qual é o método contraceptivo mais eficaz?” e “Quais são os métodos contraceptivos disponíveis na minha situação?”.

Doenças sexualmente transmissíveis

Se no primeiro tópico você perguntou como se proteger de DSTs, nesse segundo momento, você pode saber mais sobre elas, solicitar exames e até mesmo questionar sobre o que precisa fazer caso esteja com algum sintoma de alguma dessas doenças. Perguntas interessantes são: “Como saber se estou com uma DST?” e “Qual é o melhor tratamento para minha DST?”.

Higiene íntima

A higiene íntima é muito importante na vida de uma mulher saudável e, por isso, em um exame de rotina, é interessante fazer perguntas relacionadas a isso, como: “Como prevenir infecções na região íntima do corpo?”, “Que tipo de sabonete utilizar?” e “Como lavar roupas intímas?”.

Agora, se você já vai há algum tempo ao ginecologista e deseja retornar para fazer uma consulta de rotina, as perguntas podem ser mais voltadas a questões, como:

Fertilidade

Se deseja ser mãe em um futuro próximo, por que não aproveitar a sua consulta de rotina para perguntar sobre alguns aspectos da fertilidade? Questões como: “Ainda posso engravidar?”, “Como está a saúde do meu sistema reprodutor?” e “Quais são os cuidados que devo tomar para engravidar?” são muito relevantes.

Exames de rotina

Alguns exames de rotina também podem ser solicitados pelo ginecologista. Não necessariamente você deva perguntar sobre eles, mas caso o médico não solicite a realização de exames, como toque vaginal, papanicolau, tireoide e hemograma, você pode perguntar se não está na hora de fazer um ou mais desses procedimentos. 

Mudanças no corpo

Ao longo da vida, o corpo vai mudando. Esse é o caso das meninas que passam pela puberdade e das mulheres um pouco mais experientes que experienciam a menopausa. A partir disso, é importante perguntar sobre essas mudanças. 

No caso da menopausa, é interessante fazer alguns exames para detectar essa condição, bem como perguntar ao ginecologista as melhores formas de amenizar os seus sintomas. 

Conheça mais sobre o Clude

O Clude é uma excelente recomendação para quem deseja encontrar um médico ginecologista barato e marcar uma consulta. Agora que você já sabe o que perguntar ao ginecologista na sua primeira consulta, ou em uma consulta de rotina, que tal agendar o atendimento por meio da plataforma do Clude? O programa de saúde do Clude facilita o acesso a consultas, exames, vacinas, cirurgias e medicamentos, tornando-os mais acessíveis para quem deseja cuidar do corpo e da mente!

Veja ainda: Quando é importante marcar uma consulta com ginecologista?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.