logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que se faz em uma consulta com o cardiologista?

A consulta com um cardiologista pode ser um momento delicado e de muita ansiedade, afinal, a saúde do coração é um assunto sério e pode mexer com o emocional de qualquer um. 

No entanto, nem sempre a necessidade de consulta com um médico especialista no coração é uma má notícia. Ela, na verdade, pode marcar uma mudança de estilo de vida ou ser apenas um procedimento de rotina para garantir que está tudo bem. 

Foi pensando em abordar esses assuntos que preparamos o seguinte artigo. Se você está prestes a visitar o consultório de um cardiologista pela primeira vez ou faz tempo desde a sua última consulta, esperamos que este texto seja útil. Boa leitura!

Por que uma consulta com cardiologista é importante?

Os cardiologistas são os profissionais responsáveis por diagnosticar e acompanhar o tratamento de diversas doenças que afligem o coração e o sistema cardiovascular, amenizando os possíveis sintomas.

Eles também podem ser úteis no acompanhamento de pacientes em grupos de risco, mesmo que não tenham queixas de saúde, como os indivíduos acima de 65 anos, aqueles que têm histórico familiar de doenças cardíacas ou obesos.

Uma consulta com cardiologista também pode atestar a aptidão de um paciente para prática de exercícios físicos, marcando uma mudança para melhor no estilo de vida da pessoa.

Quer saber o que faz um médico cardiologista? Nós contamos em nosso blog! 

O que acontece durante uma consulta com cardiologista?

Não há razão para temer a consulta com um cardiologista. O médico iniciará a sessão fazendo perguntas sobre o seu estilo de vida, histórico familiar e outras questões para entender como anda o seu estado geral de saúde e como ele pode ser melhorado.

Nesse momento, é importante que você também leve, se houver, exames prévios. Isso ajuda o profissional a ter uma visão mais profunda do seu histórico de saúde e traçar tratamentos mais efetivos para cada possível problema.

Se você não tiver exames previamente realizados, não há com o que se preocupar. É comum que médicos peçam exames atualizados para ter uma melhor noção do seu estado de saúde atual. Entenda alguns dos principais exames a seguir.

Eletrocardiograma

Ele é realizado a partir da colocação de eletrodos sobre o peito de forma a registrar os batimentos cardíacos, sua intensidade, intervalo entre batidas e mais. Ele é especialmente útil para diagnóstico de arritmias e outras questões relacionadas ao funcionamento do órgão.

Ecocardiograma

Esse é um exame que tem por objetivo coletar imagens das estruturas do coração para fins de análise de seu funcionamento. Nele, são observadas áreas como as válvulas cardíacas, as cavidades e mais. 

Teste de ergometria

Esse é um teste utilizado para que a performance do paciente sob esforço físico seja avaliada. Ele é feito em uma esteira rolante ou em uma bicicleta ergométrica. Usualmente, esse exame é utilizado para determinação da aptidão de um paciente para esforço físico. 

Para esse e outros exames, evite ingerir bebidas alcoólicas, nicotina, cafeína ou outros estimulantes no período de 30 minutos antes da consulta. Prepare-se para o teste de ergometria seguindo as orientações já mencionadas e levando roupas confortáveis para a prática física. 

Esses são cuidados importantes para garantir que os resultados não serão prejudicados. 

Cardiologista a preço popular: onde encontrar? 

Em outro texto do nosso blog, apontamos 4 motivos para se consultar com um cardiologista, mas sabemos que nem sempre a motivação é o maior fator de impedimento, e sim o orçamento. 

Dessa forma, gostaríamos de apresentar o Clude, uma alternativa para quem não tem plano de saúde que oferece aos seus assinantes o acesso a cardiologista preço popular no RJ e em todo o Brasil! 

Seja por meio da teleconsulta ou da utilização de nossa rede credenciada, a sua saúde e a sua família estarão protegidas com o Clude. Acesse nosso site e confira nossos planos!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.