logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Os exames essenciais em um check-up para idosos

Quando uma pessoa idosa vai fazer um check-up, é importante que alguns exames sejam realizados. Eles servem para verificar como está a saúde geral do idoso e se ele precisa se preocupar em tomar algum medicamento ou fazer algum tipo de tratamento. Assim, o check-up para idosos se mostra extremamente importante para prevenir doenças e comorbidades.

Todos nós precisamos fazer alguns procedimentos em algum momento da nossa vida. Para as pessoas que já estão idosas, isso se torna uma coisa bem mais frequente, pois existe a necessidade de estar sempre se cuidando. A partir disso, o check-up para idosos deve ser acompanhado de alguns exames de extrema importância. 

A seguir, veja tudo de que precisa saber sobre os exames médicos que devem ser realizados durante um check-up na terceira idade. Acompanhe!

Exames essenciais para os idosos

Exame eletrocardiograma

Ele faz parte dos exames cardiológicos feitos por pessoas que estão com algum sintoma cardíaco. Os idosos, em especial, podem ter algum problema no coração e nem ao menos saberem que estão sofrendo com alguma condição ou sintoma específico. Por isso, é importante que o eletrocardiograma seja feito a fim de diagnosticar com antecedência doenças como insuficiência cardíaca, por exemplo.

Densitometria óssea

Quando chegamos na terceira idade, nossos ossos já não são mais como antes. A partir disso, é interessante que, durante o check-up, o idoso faça o exame de densitometria óssea para que o médico possa avaliar como está a densidade da massa dos seus ossos. Esse exame é o mais indicado para idosos que não possuem sintomas, a fim de prevenir doenças, e para pessoas que apresentam osteoporose.

Exame de sangue – hemograma

Provavelmente, todas as pessoas que estão idosas já fizeram um exame de sangue em sua vida. Quando se chega na velhice, eles se tornam ainda mais importantes para controlar as taxas de glicose, colesterol, triglicerídeos, entre outros. O hemograma ajuda a prevenir e controlar diversos tipos de doenças, como anemia e diabetes.

Exame de próstata e mamografia

Se o idoso for um homem, recomenda-se que faça o exame de próstata anualmente com certa regularidade para que o câncer nessa região seja prevenido, assim como outras doenças. Por isso, ele é muito importante para todos os homens que completam 50 anos de idade, e até para os mais novos. 

Já a mamografia é recomendada para as mulheres que possuem 40 anos ou mais. Quando estão idosas, esse procedimento se torna ainda mais necessário, já que existe uma chance maior de desenvolvimento de câncer de mama. Caso a idosa ainda tenha algum histórico desse tipo de doença na família, o exame é ainda mais recomendado.

Importância dos exames de rotina

A importância do check-up para idosos reside no fato de que a prevenção sempre é a melhor alternativa. A medicina conta com o conhecimento e a tecnologia necessária para prevenir e tratar as mais diversas doenças. Porém, é preciso ser diagnosticado para receber um tratamento correto.

Além disso, o exame de rotina também serve para tratar doenças o mais cedo possível. No caso de um câncer, por exemplo, ter um diagnóstico com antecedência ajuda muito nas chances de uma recuperação rápida e eficiente.

Saiba ainda: Check-up médico completo: conheça os principais exames solicitados

Clude: conheça os planos disponíveis

Se você deseja fazer um check-up médico completo, mas não quer ou não pode ter um plano de saúde, conheça o Clude. A plataforma é completa e muito intuitiva, e você pode verificar a possibilidade de fazer uma assinatura individual ou familiar. Além disso, ao assinar o Clude, você conta com descontos em consultas médicas para fazer o seu check-up médico completo com segurança e preços reduzidos.

Veja mais: Quando é importante procurar um médico para fazer um check-up?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.