logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Os principais exames gestacionais

O pré-natal é muito importante para garantir uma gestação saudável à mãe e ao bebê, uma vez que, a partir dos exames realizados desde o início da gravidez, é possível identificar precocemente qualquer problema e corrigi-lo.

Se você está planejando se tornar mãe logo ou já está grávida e é mãe de primeira viagem, confira o post de hoje e saiba o que o obstetra faz na primeira consulta, quais os principais exames solicitados e para que serve cada um deles.

Boa leitura!

O que o obstetra faz na primeira consulta?

Na primeira consulta, o obstetra irá realizar uma anamnese detalhada sobre a gestante, ou seja, conhecer o histórico completo da paciente.

Comumente, o médico solicita informações, como idade, hábitos alimentares, estado de saúde atual e medicamentos ministrados pela grávida bem como a tipagem sanguínea e o histórico de saúde dos pais e familiares próximos, a fim de identificar previamente se há algum fator que coloque sob risco a gestação ou a saúde da mãe e do bebê.

Após a entrevista, o obstetra realiza exames físicos, como aferição da pressão arterial, peso corporal, altura, colo do útero e pelvimetria, por exemplo. Além desses, também são solicitados outros exames, os quais devem ser realizados tanto no início quanto ao longo de toda a gestação.

Quais exames são solicitados?

Os principais exames solicitados à gestante são: identificação do tipo sanguíneo e do fator RH, hemograma completo, sorologia, índice glicêmico e ultrassonografia.

O exame que verifica a tipagem sanguínea e o fator RH deve ser realizado para identificar se o RH materno é diferente do RH paterno, tendo em vista que, caso seja, e o bebê herde o RH do pai, o organismo da mãe pode produzir anticorpos contra o sangue do bebê, prejudicando o seu desenvolvimento.

Se o RH dos pais for diferente, será aplicada na mãe uma imunoglobulina específica para evitar esse problema.

Tal exame deve ser realizado logo após a descoberta da gestação.

O hemograma serve para avaliar se a gestante possui anemia, já que essa condição pode resultar em parto prematuro, atraso no desenvolvimento e anemia no bebê e necessidade de transfusão de sangue na mãe durante o parto.

É recomendado realizar o hemograma logo após a confirmação da gravidez, caso seja necessário repeti-lo, o obstetra irá informar o período adequado para seu caso.

As sorologias infecciosas podem ser transmitidas ao bebê, causar malformação ou até mesmo levá-lo à morte. Por conta disso, é preciso que a gestante faça testes que reconheçam a presença de infecção por vírus, parasitas ou bactérias, como VDRL, HIV, hepatite B e C, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus.

A sorologia para VDRL, responsável por identificar a sífilis e HIV, deve ser realizada no início do pré-natal e após 6 meses.

Recomenda-se que o teste para hepatite B e C seja feito após a confirmação da gravidez e ao final, mas, caso necessário, o obstetra pode solicitá-lo mais vezes.

O exame para identificar contaminação por toxoplasmose ou rubéola deve ser realizado no início da gestação e ao final.

O exame para identificar infecção por citomegalovírus deve ser feito no início da gravidez e, caso o obstetra considere preciso, pode ser repetido em outros momentos.

O exame que avalia o índice glicêmico é importante pois, se a mãe possuir altas taxas de glicose no sangue, ela e o bebê correm risco durante a gestação e, caso o bebê nasça, há uma maior probabilidade de desenvolver obesidade e diabetes futuramente.

Por fim, a ultrassonografia é mais um importante exame solicitado durante o pré-natal. É recomendado fazê-lo a partir da sexta semana de gravidez porque antes desse período não é possível visualizar plenamente o bebê.

Indica-se realizar de três a quatro ultrassonografias ao longo da gravidez para gestações que não apresentam riscos. Do contrário, o obstetra irá indicar a periodicidade adequada.

As ultrassonografias realizadas no primeiro trimestre permitem que o obstetra date a gestação mais precisamente e verifique o sexo, a presença ou ausência de síndromes genéticas e se a gestação é ectópica ou molar, bem como o número de embriões e possibilidade de gestação gemelar.

As ultrassonografias realizadas posteriormente permitem que o obstetra visualize com mais detalhes cada parte do corpo do bebê e continue acompanhando o desenvolvimento dele até o parto.

Conte com o Clude para obter descontos em consulta com obstetra e exames pré-natal

Agora que você sabe o que o obstetra faz na primeira consulta, deve ter percebido que uma gestação segura requer frequentes consultas e realização de exames, o que demanda um considerável investimento, caso você não tenha um plano de saúde, e tempo de espera, se você recorrer à rede pública.

Mas com o Clude você recebe descontos para realizar sua consulta com obstetra e exames de pré-natal a partir de R$ 39,90 mensais. Além disso, você tem acesso a muitas outras vantagens, como orientação médica gratuita 24 horas por dia durante todos os dias da semana.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.