Os principais tipos de exame de sangue que você pode fazer
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Os principais tipos de exame de sangue que você pode fazer

O sangue é um dos elementos mais complexos de nosso corpo. Ele é considerado um tecido líquido e, em sua composição, estão as hemácias, o plasma e os glóbulos brancos.

Além de transportar o oxigênio, o sangue também é responsável por carregar substâncias e hormônios, mediando a comunicação entre órgãos.

Tendo em vista o papel que desempenha, o sangue é uma fonte rica de informações sobre nosso estado geral de saúde e, por isso, o exame de sangue é um dos primeiros procedimentos a serem feitos durante o diagnóstico de uma doença e até mesmo em check-ups de rotina.

Existem diversos tipos de exames de sangue, cada um deles com uma função específica, e, neste artigo, falaremos um pouco sobre o assunto. Aproveite a leitura!

Quais os principais tipos de exame de sangue?

A seguir, entenda quais são os principais tipos de exames sanguíneos e qual o seu papel no diagnóstico de doenças.

Colesterol

O exame de colesterol tem o objetivo de analisar a presença da substância no sangue. 

Ainda que o nosso corpo produza-o naturalmente, a alimentação também pode influenciar a produção do colesterol VLDL e LDL, que, em altas concentrações, podem causar a formação de placas de gordura nas paredes arteriais, causando infartos e outras doenças cardíacas.

Além de analisar a concentração do colesterol VLDL e LDL, esse exame também é capaz de analisar o HDL, este considerado um bom colesterol.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos também são gorduras produzidas naturalmente pelo corpo, mas podem se acumular devido a hábitos alimentares pouco saudáveis. 

O acúmulo de triglicerídeos, assim como o de colesterol, cria um ambiente propício para a criação de placas de gordura no interior das artérias.

O exame de triglicerídeos, portanto, tem como objetivo mensurar a concentração da substância no sangue para ajudar médicos e profissionais da saúde a avaliar riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares. 

Glicemia

O exame de glicemia tem por objetivo quantificar a presença de glicose no sangue, que é uma das principais fontes de energia para as células do organismo. 

Em excesso, entretanto, a glicose pode apontar para quadros como diabetes e outras doenças metabólicas. Por isso, esse é um exame muito útil para médicos endocrinologistas, nutricionistas e muitos outros.

Leia também: 5 dicas fundamentais para quem vai fazer exame de sangue

Ureia

Quando o organismo metaboliza proteínas, a ureia é produzida no fígado e, então eliminada por meio da urina. Um exame do tipo é capaz de determinar as concentrações da substância no sangue e ajudar profissionais da medicina a diagnosticar problemas nos rins e também no fígado. 

Os resultados desse exame podem variar de acordo com o nível de hidratação do paciente, e outros estados de saúde, como infecções, gravidez e quadros de hepatite. Por isso, a ação médica é essencial no diagnóstico com esse tipo de exame. 

Hemograma

Esse é o exame que tem por objetivo analisar as células que compõem o sangue, ou seja, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. 

Também chamada de glóbulo vermelho, a hemácia é o elemento de maior concentração do sangue, sendo responsável pelo transporte de oxigênio. Uma alteração em sua concentração pode indicar problemas como a anemia ou hemorragias. 

Já os leucócitos, ou glóbulos brancos, são as defesas do organismo. Alterações nos níveis da célula no sangue podem indicar o início de um câncer, problemas de imunidade ou processos infecciosos no geral.

Já as plaquetas dizem respeito à capacidade de coagulação do sangue e processos de cicatrização.

Como fazer exames de sangue a preços populares?

O exame de sangue é um dos itens mais pedidos em processos de check-up. Se você quer saber quais são os outros, leia esse texto em nosso blog: Check-up médico completo: conheça os principais exames solicitados. Por isso, ter acesso a um exame de sangue a preço popular é importante, afinal, eles podem ser bastante frequentes.

A alternativa para quem não tem plano de saúde pode estar no Clude, onde hemogramas, por exemplo, podem ser feitos a partir de R$ 6,57. Acesse nosso site e saiba como nossas soluções podem ajudar você e sua família a levarem uma vida mais saudável.

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.