logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Os principais tipos de exame de sangue que você pode fazer

O sangue é um dos elementos mais complexos de nosso corpo. Ele é considerado um tecido líquido e, em sua composição, estão as hemácias, o plasma e os glóbulos brancos.

Além de transportar o oxigênio, o sangue também é responsável por carregar substâncias e hormônios, mediando a comunicação entre órgãos.

Tendo em vista o papel que desempenha, o sangue é uma fonte rica de informações sobre nosso estado geral de saúde e, por isso, o exame de sangue é um dos primeiros procedimentos a serem feitos durante o diagnóstico de uma doença e até mesmo em check-ups de rotina.

Existem diversos tipos de exames de sangue, cada um deles com uma função específica, e, neste artigo, falaremos um pouco sobre o assunto. Aproveite a leitura!

Quais os principais tipos de exame de sangue?

A seguir, entenda quais são os principais tipos de exames sanguíneos e qual o seu papel no diagnóstico de doenças.

Colesterol

O exame de colesterol tem o objetivo de analisar a presença da substância no sangue. 

Ainda que o nosso corpo produza-o naturalmente, a alimentação também pode influenciar a produção do colesterol VLDL e LDL, que, em altas concentrações, podem causar a formação de placas de gordura nas paredes arteriais, causando infartos e outras doenças cardíacas.

Além de analisar a concentração do colesterol VLDL e LDL, esse exame também é capaz de analisar o HDL, este considerado um bom colesterol.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos também são gorduras produzidas naturalmente pelo corpo, mas podem se acumular devido a hábitos alimentares pouco saudáveis. 

O acúmulo de triglicerídeos, assim como o de colesterol, cria um ambiente propício para a criação de placas de gordura no interior das artérias.

O exame de triglicerídeos, portanto, tem como objetivo mensurar a concentração da substância no sangue para ajudar médicos e profissionais da saúde a avaliar riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares. 

Glicemia

O exame de glicemia tem por objetivo quantificar a presença de glicose no sangue, que é uma das principais fontes de energia para as células do organismo. 

Em excesso, entretanto, a glicose pode apontar para quadros como diabetes e outras doenças metabólicas. Por isso, esse é um exame muito útil para médicos endocrinologistas, nutricionistas e muitos outros.

Leia também: 5 dicas fundamentais para quem vai fazer exame de sangue

Ureia

Quando o organismo metaboliza proteínas, a ureia é produzida no fígado e, então eliminada por meio da urina. Um exame do tipo é capaz de determinar as concentrações da substância no sangue e ajudar profissionais da medicina a diagnosticar problemas nos rins e também no fígado. 

Os resultados desse exame podem variar de acordo com o nível de hidratação do paciente, e outros estados de saúde, como infecções, gravidez e quadros de hepatite. Por isso, a ação médica é essencial no diagnóstico com esse tipo de exame. 

Hemograma

Esse é o exame que tem por objetivo analisar as células que compõem o sangue, ou seja, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. 

Também chamada de glóbulo vermelho, a hemácia é o elemento de maior concentração do sangue, sendo responsável pelo transporte de oxigênio. Uma alteração em sua concentração pode indicar problemas como a anemia ou hemorragias. 

Já os leucócitos, ou glóbulos brancos, são as defesas do organismo. Alterações nos níveis da célula no sangue podem indicar o início de um câncer, problemas de imunidade ou processos infecciosos no geral.

Já as plaquetas dizem respeito à capacidade de coagulação do sangue e processos de cicatrização.

Como fazer exames de sangue a preços populares?

O exame de sangue é um dos itens mais pedidos em processos de check-up. Se você quer saber quais são os outros, leia esse texto em nosso blog: Check-up médico completo: conheça os principais exames solicitados. Por isso, ter acesso a um exame de sangue a preço popular é importante, afinal, eles podem ser bastante frequentes.

A alternativa para quem não tem plano de saúde pode estar no Clude, onde hemogramas, por exemplo, podem ser feitos a partir de R$ 6,57. Acesse nosso site e saiba como nossas soluções podem ajudar você e sua família a levarem uma vida mais saudável.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.