logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Papel do médico oncologista no tratamento do câncer

O médico oncologista é o especialista que lida com quadros de câncer e tumores. Entenda o papel da oncologia e como ter acesso a consulta com esse profissional com ajuda do Clude.  

Sobre o médico oncologista

O médico oncologista é o profissional mais apto a diagnosticar e promover o tratamento em casos de câncer, sendo especialista nas mais diversas abordagens medicamentosas e de cuidados em geral com o paciente.

Hoje, há diferentes abordagens que podem ser adotadas pelo médico oncologista, e a escolha dependerá das especificidades de cada caso. Exemplos de tratamentos sistêmicos envolvem quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Qual é o papel do oncologista no tratamento do câncer?

O papel do oncologista no tratamento do câncer é de extrema importância. O profissional está presente em todos os processos, desde o diagnóstico até o acompanhamento posterior à cura.

O período de tratamento de um câncer ou tumor depende do caso. É muito importante salientar que o médico oncologista trata os mais diversos tipos de tumores.

Como funciona a consulta e tratamentos

Na consulta com oncologista, o médico tira todas as dúvidas do paciente, faz o acompanhamento do caso com exames médicos e registros de melhorias e efeitos colaterais medicamentosos, e permanece em contato com o paciente mesmo após a cura, realizando exames de rotina para garantir que o tumor não tenha voltado ou que não tenha desencadeado outras doenças no organismo.

Os principais tipos de tratamento para câncer são:

  • cirurgia;
  • hormonioterapia;
  • imunoterapia;
  • quimioterapia;
  • radioterapia.

 

Importante: o tratamento a ser feito para casos de câncer não costuma ocorrer de forma isolada. Isso porque a doença pode acarretar outros problemas no organismo. Confira, no próximo tópico, mais informações sobre essa relação entre médico e paciente.

Relação médico e paciente

A relação entre o médico oncologista e seu paciente é uma questão que se destaca no tratamento de tumores e câncer.

Toda decisão é tomada em conjunto, e o acompanhamento contínuo com diálogo aberto é o elemento-chave para que o tratamento seja mais eficiente.

O paciente precisa sempre estar consciente das etapas do tratamento, assim como das informações acerca da doença que tem, em que estágio se encontra o câncer, quais as perspectivas, as opções de tratamento, entre outras questões.

Manter o registro de todas essas informações também é muito importante para orientar outros médicos especialistas que façam parte da equipe que cuidará do paciente. Isso porque, além do oncologista, consultas com outros profissionais são importantes para um tratamento feito em diferentes frentes. Entenda:

Diferenciais do tratamento de câncer

O tratamento de câncer é diferente de outros tipos de tratamentos médicos, e isso porque tumores demandam um trabalho multidisciplinar.

Na prática, além de manter o diálogo constante, o médico oncologista orienta o paciente a se consultar com outros especialistas, já que o surgimento de outras doenças durante um câncer não é raro.

Com o trabalho de diferentes especialistas, é possível assegurar mais qualidade de vida ao paciente.

São muitos cuidados que devem ser tomados no tratamento de câncer. Por demandarem acompanhamento médico constante, muitos pacientes buscam desconto em procedimentos médicos para lidar com todos os gastos envolvidos – que não são poucos.

Veja como o Clude pode ajudar:

Oncologista: consulta e acompanhamento podem ser feitos com ajuda do Clude

O Clude é um programa de saúde que oferece, além de consulta com oncologista, consulta com outros especialistas que também são muito importantes no tratamento de tumores e câncer.

Para que você entenda melhor, o Clude dá direito a consultas presenciais ou online com médicos especialistas a partir de R$ 35, tornando possível o tratamento e o acompanhamento de pacientes que precisam de atendimento médico constante.

O paciente pode agendar consultas pelo aplicativo do Clude, assim como receber orientações gratuitas de médicos e enfermeiros 24 horas por dia, via telefone ou WhatsApp.

Além disso, o Clude também garante descontos de até 80% em exames médicos e até 60% de desconto em medicamentos. Com isso, o paciente consegue manter todo o tratamento de um câncer ou tumor por um valor mais econômico.

Confira todas as vantagens do Clude pelo site e veja como marcar consulta oncologista.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.