logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Para que serve o hemograma completo?

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia os elementos presentes no tecido sanguíneo.

Entenda para que serve o exame, quando é utilizado, suas vantagens e como você pode conseguir descontos em exames médicos sem plano de saúde.

Hemograma completo

Para entender o hemograma completo, é preciso compreender que o sangue humano é formado por células, que abrangem plaquetas, hemácias e leucócitos, assim como por líquido, conhecido como plasma. Entenda como cada parte funciona no organismo:

  • Plaquetas: são responsáveis pelo processo de coagulação e controle de possíveis sangramentos;
  • Hemácias: transportam o oxigênio por todo o corpo por meio do sangue, sendo conhecidas como glóbulos vermelhos;
  • Leucócitos: combatem doenças e participam do sistema imunológico agindo contra infecções pelo organismo. São conhecidos como glóbulos brancos;
  • Plasma: por sua vez, o plasma é a parte líquida do sangue e carrega todos os elementos citados até aqui, além de proteínas e minerais, como o ferro.

O que é

Partindo para o hemograma propriamente dito, pode-se dizer que ele é um exame de sangue que busca analisar condições e informações sobre os componentes presentes no sangue – e suas quantidades.

No caso, por meio do hemograma, é possível fazer a contagem de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas, além de microrganismos que podem indicar a presença de uma infecção.

Se o paciente já estiver em tratamento para alguma condição, o hemograma ajuda a monitorar alterações no organismo – em resposta aos medicamentos.

Para que serve

O hemograma completo serve para munir o médico de informações e resultados, provendo o que é necessário para atestar a saúde do paciente. No caso, o médico deve estudar o caso de acordo com o exame e histórico do indivíduo.

O exame serve para detectar algumas doenças que demandam bastante atenção, como:

  • alergias;
  • anemia;
  • causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • infecções bacterianas;
  • infecções virais;
  • leucemia;
  • policitemia.

Importância

O hemograma completo é muito importante para que o médico possa avaliar a saúde do paciente em geral, principalmente quando ele apresenta sintomas que podem ter mais de uma fonte, como tontura, fadiga, febre e fraqueza.

O médico também utiliza o hemograma como um pré-diagnóstico de doenças que afetam o sistema circulatório e a composição do sangue, como é o caso de infecções virais ou bacterianas. Além disso, o exame indica como está a reação do corpo a determinados tratamentos.

Pessoas que desejam ou precisam passar por uma cirurgia também devem realizar o hemograma completo, sendo um importante exame para assegurar que o paciente está apto a passar pelo procedimento.

Vantagens

As principais vantagens do hemograma completo envolvem a capacidade de:

Identificar doenças ou condições que demandam cuidados

Ao apresentar sintomas, o paciente é geralmente orientado pelo médico a realizar um hemograma completo, e isso porque ele fornece um panorama geral e ajuda o especialista a encontrar as causas para a condição.

Analisar a saúde do paciente

Para além do diagnóstico de doenças, o hemograma completo é realizado durante consultas de rotina e para check-up médico.

Fazer o acompanhamento de doenças e condições médicas

Pacientes que já estão em tratamento precisam do hemograma completo para que o médico possa avaliar a contagem de plaquetas, leucócitos e hemácias, assim como de outros componentes que possam indicar que os medicamentos estão surtindo resultados.

Atestar a saúde do paciente

Por meio do hemograma, é possível atestar se o paciente está apto a realizar determinadas funções. Uma pessoa que sofre de anemia, por exemplo, não pode se alistar no exército.

Como o Clude pode te ajudar a fazer o hemograma completo com desconto

O Clude pode ajudar quem busca desconto para realizar hemograma completo e outros exames médicos, mas o Clude não é um plano de saúde, e sim um programa de saúde e prevenção para quem busca ter mais qualidade de vida.

O programa garante acesso a consultas médicas a partir de R$ 35, até 80% de desconto em exames médicos, como hemograma completo, e descontos em medicamentos nas farmácias credenciadas.

Navegue pelo site para conferir de perto todas as vantagens do Clude e veja como ter desconto em exames médicos.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.