logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por que devo ir a uma consulta com alergista?

O alergologista, mais popularmente conhecido como alergista, é o médico que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de alergias, as quais consistem em uma reação desproporcional do sistema imunológico a fatores externos que geralmente são inofensivos para a maioria das pessoas, como, por exemplo, determinados alimentos, tecidos, plantas, medicamentos, pelos de animais e produtos de limpeza, de higiene e cosméticos. 

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), aproximadamente, 30% dos brasileiros apresentam algum tipo de alergia, sendo 20% dessa parcela constituída por crianças.

Em razão disso, o post de hoje informará quando se deve realizar a consulta com o alergista, como ela ocorre e quais exames comumente solicitados. Confira!

Quando procurar o alergista?

Uma reação alérgica pode acometer diversas partes do corpo e apresentar diversos sintomas, tendo em vista que se trata de uma doença multifatorial. A seguir, conheça os principais sintomas que sugerem que você deve procurar o alergista.

1. Alergias respiratórias

Esse tipo de alergia é desencadeado por agentes externos, como ácaros, fungos, fumaça, pólen, poluição e pelos de animais, podendo resultar nos seguintes problemas: asma, rinite ou sinusite. 

Os principais sintomas relacionados às alergias respiratórias são: olhos lacrimejantes, tosse seca, espirros constantes, coriza, dor de cabeça e coceira nos olhos, nariz ou garganta.

2. Alergias de pele

Esse tipo de alergia é causado a partir do contato tópico com agentes externos, como produtos cosméticos (maquiagem, filtro solar), de higiene (desodorante, xampu) e limpeza (sabão em pó, água sanitária) e até mesmo exposição ao sol, determinados tecidos (lã, jeans) e picada de insetos (abelha, percevejo).

Os principais sintomas associados às alergias de pele são: irritação, vermelhidão, coceira, bolhas, manchas e descamação da pele.

3. Alergias alimentares

Essa alergia é ocasionada pela ingestão de determinado alimento ou bebida, como leite de vaca, amendoim, frutos do mar e oleaginosas, por exemplo. Os sintomas consistem em irritação e lesões na pele e mucosas, coriza, dor abdominal, excesso de gases, vômito, diarreia ou prisão de ventre.

4. Alergias oculares

Esse tipo de alergia pode ser provocado por diversos tipos de conjuntivites, que correspondem a inflamações causadas por outras alergias ou contato com determinados micro-organismos, como vírus e bactérias.

Os principais sintomas vinculados às alergias oculares são: vermelhidão, inchaço, ardência, irritação, coceira, lacrimejamento e fotofobia nos olhos.

Como é a primeira consulta com alergista?

Na primeira consulta, o alergista irá preencher a ficha de anamnese do paciente a partir de algumas informações, como motivo da consulta, principais sintomas, hábitos cotidianos, diagnóstico de doenças, medicamentos ministrados, histórico de doenças familiares, dentre outras informações que julgar importantes para o diagnóstico.

Após a entrevista, o médico poderá solicitar os seguintes exames:

  • Teste cutâneo: ocorre perfuração ou laceração da camada superior da pele para aplicação de uma baixa concentração de substância alergênica;
  • Teste de provocação medicamentosa e alimentar: consiste na exposição a pequenas concentrações de substâncias alergênicas, que são gradualmente aumentadas até surgir a reação alérgica ou ser constatada ausência repetida da reação;
  • Exames de sangue: exame menos invasivo que coleta uma pequena amostra de sangue do paciente para posterior análise em laboratório.

 

Concluídos os exames, os laudos devem ser apresentados ao alergista, a fim de que ele feche o diagnóstico e indique o tratamento medicamentoso ou oriente sobre como evitar ou amenizar os sintomas da alergia a partir da mudança do estilo de vida e administração de fármacos que aliviam os sintomas caso eles apareçam.

Como obter descontos em consulta com alergista e exames médicos?

Se você já sentiu algum dos sintomas relatados neste artigo e deseja consultar o alergista, mas não possui plano de saúde e tempo disponível para recorrer à rede pública, o Clude tem a solução que você precisa.

Com nosso cartão 360°, você tem acesso a exames e atendimento médico com desconto por apenas R$ 39,90 mensais! Além disso, você terá à sua disposição orientação médica 24h por dia todos os dias da semana e muitas outras vantagens!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.