logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por que é necessário realizar um exame médico periódico?

A vida profissional pode ser cheia de desafios, mas um deles é frequentemente negligenciado: o cuidado com a saúde. 

A fim de minimizar esse problema, muitos empregos – principalmente aqueles regidos pelas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – têm a obrigação de monitorar a saúde de seus funcionários. 

Um dos esforços para promover esse cuidado é o exame médico periódico. Nesse texto, falamos sobre a importância dessa prática e como ela pode ajudar funcionários e empresas a construir um ambiente de trabalho mais saudável. 

O exame médico periódico é obrigatório?

Sim, o exame periódico é uma obrigação legal do contratante de acordo com o artigo 168, inciso III, da CLT. 

Mais especificamente, essa obrigação é regida pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), cujo objetivo é tratar do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

De acordo com a NR 7, todos os funcionários têm a obrigação de passar por exames médicos regulares para a avaliação de áreas clínicas, como a saúde geral do físico e do psicológico. 

Qual é o objetivo do exame periódico? 

O maior objetivo dos exames periódicos é oferecer maior respaldo e segurança para funcionários, avaliando os riscos da ocupação de certas posições e evitando o desenvolvimento de lesões. 

Um dos pontos mais importantes dessa prática é a periodicidade. Cada empresa, no entanto, tem regras diferentes e intervalos distintos para a realização de exames. Cargos de risco, por exemplo, requerem um intervalo menor. 

Os colaboradores podem conferir a classificação de risco de suas empresas por meio da Classificação Nacional de Atividade Empresarial junto ao CNPJ da companhia. 

A recomendação geral é de que trabalhadores expostos a riscos biológicos façam exames semestrais. Enquanto isso, colaboradores menores de 18 anos e maiores de 65, que façam parte de grupos de risco, devem ser examinados anualmente.

Quais são seus benefícios?

Os exames trazem benefícios concretos para as empresas e seus funcionários, ajudando a produzir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Isso pode contribuir para a satisfação dos colaboradores em longo prazo, assim como para o fortalecimento de uma cultura de cuidado por parte da empresa.

Exames como esses podem proteger os trabalhadores e promover mudanças em seus ambientes de trabalho, sejam elas de natureza ergonômica ou comportamental.

Além disso, o exame médico periódico serve como um respaldo legal para a empresa e o funcionário em caso de ações judiciais, comprovando ou desmentindo prováveis acusações. 

O exame médico periódico também é importante para a sua vida pessoal. Como anda sua saúde?

Cuidar da saúde é um hábito que deve ir muito além da vida profissional. Um exame médico periódico pode ajudar a diagnosticar doenças, tratar condições médicas e proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

No entanto, com as filas do SUS e os preços abusivos dos planos de saúde, você pode se perguntar qual é a alternativa para quem não tem plano de saúde. Afinal, como conseguir descontos em procedimentos médicos?

Se você ainda não conhece o Clude, é um prazer poder apresentá-lo. Trata-se de uma plataforma de saúde preventiva, focada em oferecer descontos em procedimentos médicos, consultas com especialistas e compras em farmácias.

Se você não tem um plano de saúde e se preocupa com a possibilidade de esperar meses por uma consulta na rede pública, o Clude é uma alternativa viável para fazer exames regulares sem comprometer o orçamento da sua família. Acesse o nosso site e confira os benefícios!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.