logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por que o uso de antibióticos exige prescrição médica?

Por acaso você já deu continuidade ao uso de antibióticos além do prazo estipulado pelo médico com o intuito de potencializar o efeito do medicamento? Ou já interrompeu o tratamento por achar que já estava suficientemente recuperado? Essas são questões interessantes, pois o uso indiscriminado de antibióticos pode acarretar sérios problemas para a nossa saúde.

Você sabe quais são eles? Se não, continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Saiba mais: Quais são as principais diferenças entre as tarjas dos medicamentos?

O que são antibióticos?

Os antibióticos são substâncias capazes de inibir o crescimento de bactérias, podendo ter origem natural ou artificial. A primeira ocorre quando os micro-organismos, tais como bactérias e fungos, expelem substâncias para impossibilitar o desenvolvimento de outros seres vivos que possam competir no mesmo local. A segunda acontece quando os antibióticos são produzidos em laboratório por meio de reações químicas. 

Como os antibióticos funcionam?

Os antibióticos são capazes de inibir o desenvolvimento de bactérias, pois atacam diretamente sua bioquímica e fisiologia, que são necessárias para manter suas vidas.

Como a bioquímica e a fisiologia desses seres vivos são diferentes das dos seres humanos, o antibiótico ataca somente as bactérias causadoras de alguma infecção, não comprometendo a nossa estrutura celular. Contudo, ao administrar de forma equivocada essas substâncias, os seres humanos podem colocar a saúde em risco.

Após anos de uso de antibióticos pela população, algumas bactérias já desenvolveram resistência a determinados tipos de substâncias, e isso ocorre justamente pela administração incorreta dos medicamentos, seja pelo uso exacerbado ou abreviado. 

Os perigos do uso incorreto dos antibióticos

Os antibióticos podem ocasionar efeitos colaterais adversos, como problemas gastrointestinais. Sendo assim, ao ingeri-los sem necessidade, além de não ter o problema de fato resolvido, o indivíduo pode ter seu quadro agravado em decorrência desses sintomas.

Além disso, outro problema destacado é a interação medicamentosa que pode ocorrer principalmente em pessoas idosas, visto que esse público comumente faz uso de um maior número de remédios. Desse modo, para evitar problemas de saúde, deve-se tomar o antibiótico apenas com orientação médica e seguir exatamente o que foi prescrito, principalmente em casos de pessoas com mais idade. 

Além disso, o uso indiscriminado desses medicamentos também apresenta outro grande risco para a saúde humana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2050, mais de 10 milhões de pessoas virão a óbito em decorrência de infecção por bactérias resistentes.

Assim sendo, além dos antibióticos apresentarem alguns efeitos adversos, usá-los inadequadamente pode ocasionar a criação de resistência por parte do organismo, de modo que, quando a intervenção por antibiótico de fato for necessária, ele pode não fazer o devido efeito, aumentando as chances de falecimento – como ocorria antes da descoberta dos antibióticos e como a OMS adverte que pode novamente ocorrer no futuro. 

Leia mais: O que você precisa saber antes de comprar remédios de uso contínuo

Onde encontrar desconto em farmácias?

Muitas vezes, o uso inadequado de antibióticos ocorre porque alguém percebe que algum conhecido está com sintomas semelhantes ao que ele já teve e oferece as sobras do antibiótico que não usou com o intuito de ajudar, visto que agendar consultas e comprar antibióticos pode ser um processo demorado e custoso. 

Assim, o Clude é o programa ideal para essas pessoas, tendo em vista que é uma alternativa para quem não tem plano de saúde. Com ele, é possível adquirir remédios com até 60% de desconto, pois o programa está vinculado a mais de 26 mil farmácias em todo o Brasil. Além disso, com o uso da tecnologia, o Clude oferece acesso a serviços para quem busca viver mais e melhor por meio de programas preventivos de saúde e qualidade de vida. Portanto, acesse nosso site e conheça nosso programa completo de saúde.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.