logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Primeira consulta com médico oncologista

O oncologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de tumores malignos e benignos. O tumor é caracterizado pela multiplicação anormal e descontrolada de células e pode ser categorizado como benigno ou maligno. 

O tumor benigno refere-se àquele que não possui capacidade de gerar metástase, ou seja, atingir outros órgãos. Já o tumor maligno, também conhecido como câncer, trata-se daquele que é capaz de resultar em metástase e se estender a outros órgãos. 

Quanto mais cedo for obtido o diagnóstico de câncer, maiores são as chances de recuperação, caso contrário, órgãos serão comprometidos, levando o paciente a óbito.

Por conta disso, no artigo de hoje mostraremos o que acontece na primeira consulta com o oncologista.

Primeira consulta com oncologista: o que acontece?

Assim como toda primeira consulta, inicialmente o médico oncologista irá conversar com o paciente para conhecer mais sobre ele, seus hábitos, histórico familiar, medicamentos que faz uso e o motivo da consulta, a fim de preencher a ficha anamnese.

Caso o paciente tenha sido encaminhado por outro médico, ele perguntará como a suspeita de tumor surgiu e quais exames o paciente já realizou. Caso os exames sejam insuficientes ou inexistentes, o oncologista irá solicitá-los. Dentre os principais exames responsáveis por diagnosticar a presença de tumor, podemos citar:

  • exames de sangue: detectam a presença de substâncias no sangue que indicam a presença de tumor;
  • ecografia/ultrassonografia: identifica o tumor a partir de uma sonda que emite ondas de ultrassom, as quais colidem com os órgãos, formando imagens. Esse exame é indicado para avaliar o fígado, o pâncreas, o baço, os rins, a próstata, as mamas, a tireoide, o útero e os ovários;
  • radiografia: constata a presença de tumor a partir da emissão de radiação de baixo nível. É indicado para avaliar o pulmão, a coluna e os ossos;
  • mamografia: exame de radiografia específico para ser realizado nas mamas; 
  • ressonância magnética: capta a presença de tumor a partir da interação do corpo com o campo magnético;
  • tomografia computadorizada: detecta a presença de tumor a partir da emissão de radiação, assim como a radiografia, mas fornece informações mais detalhadas. É indicado para avaliar as mamas, vasos sanguíneos, fígado, pâncreas, baço, rins e suprarrenais;
  • biópsia: identifica a presença de tumor a partir da coleta e análise de parte dele.

 

Caso você tenha que levar novos exames para o oncologista na retorno da consulta, será quando ele fechará o diagnóstico e o tratamento adequado para seu caso.

Se for constatado tumor benigno, o tratamento se dará a partir de uma cirurgia de retirada do tumor. Do contrário, isto é, tratando-se de um tumor maligno, será preciso recorrer à radioterapia, quimioterapia e, se necessário, cirurgia.

Quando devo consultar o médico oncologista?

Geralmente, os pacientes procuram outros especialistas devido a sintomas, como emagrecimento, cansaço, febre, alteração nas fezes, dor ao urinar ou urina escura, cicatrização lenta, hemorragia, manchas na pele, caroços e inchaço das ínguas, engasgo, rouquidão e tosse por mais de três semanas. 

Ao realizar diversos exames e descartar todas as hipóteses, ele pode pedir um exame simples que avalie a presença de tumor e, se identificado, encaminhar o paciente ao oncologista para uma avaliação mais aprofundada. 

Como a descoberta do câncer em fase precoce viabiliza um tratamento mais eficiente, é interessante realizar exames de rotina, como hemograma, mamografia, papanicolau, toque retal, dentre outros. Eles devem ser feitos com mais frequência caso algum familiar próximo tenha sido diagnosticado com câncer.

Como conseguir exames e atendimento médico com desconto?

Agora que você já sabe o que acontece na primeira consulta com o oncologista, deve estar se perguntando como conseguir realizar exames e consultas por um valor mais acessível. Saiba que o Clude pode ajudar você. 

Ao contar com o cartão de saúde 360° do Clude, você tem acesso a exames e atendimento médico com desconto. Não perca a oportunidade!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.