logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quais são os principais exames do coração solicitados pelo cardiologista?

A realização periódica de exames contribui significativamente para a manutenção da saúde, tendo em vista que, por meio deles, é possível detectar precocemente diversos problemas.

Um dos principais órgãos do corpo humano é o coração, pois ele é responsável por bombear sangue para todo o organismo, auxiliando no transporte de oxigênio e nutrientes para as células e na remoção de resíduos do metabolismo.

Nesse sentido, é necessário realizar exames do coração com periodicidade a partir dos 35 e 40 anos de idade e, caso o indivíduo pratique regularmente esportes de alta intensidade ou possua histórico familiar de doenças cardíacas, é preciso começar a monitorar a saúde do coração a partir dos 30 anos.

Assim sendo, continue acompanhando este post e saiba quais são os principais exames cardiológicos solicitados pelos especialistas. Boa leitura!

Leia mais: Conheça as principais doenças que afetam o coração

Principais exames do coração solicitados pelo cardiologista

Ecocardiograma

Esse exame funciona de forma similar ao ultrassom, de modo que é possível obter imagens do coração a partir do som e avaliar toda a sua estrutura, como tamanho, forma e espessura de cada parte do órgão.

Sendo assim, é possível verificar várias informações sobre o funcionamento do órgão e detectar doenças, como insuficiência cardíaca, sopros, alterações na anatomia do coração e dos vasos e até mesmo a existência de tumor.

Eletrocardiograma

Esse exame é responsável por verificar a atividade elétrica do coração, o qual é encarregado de contrair suas fibras musculares para bombear sangue. Desse modo, por meio dessa avaliação, é possível verificar a frequência dos batimentos cardíacos e, consequentemente, identificar um infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, bloqueios do sistema de condução cardíaco e arritmias, por exemplo.

Holter

Esse exame cardiológico é similar ao eletrocardiograma. Contudo, enquanto o segundo é realizado com o paciente em repouso, o primeiro é efetuado por meio de um gravador portátil que registra a atividade do coração durante todo o dia.

Radiografia de tórax

Esse exame possibilita que o cardiologista possa avaliar a anatomia do coração, a qual pode sofrer modificações por diversos problemas, como depósitos de cálcio em válvulas cardíacas, o que pode ocorrer conforme a idade avança. 

Além disso, como todo o tórax é analisado, é possível verificar se há acúmulo de líquidos nos pulmões, o que pode indicar insuficiência cardíaca.

Teste ergométrico

Também conhecido como teste de esforço, esse exame visa analisar alterações no ritmo cardíaco ou na pressão arterial durante a realização de esforço físico. Desse modo, para a realização do exame, o paciente deve caminhar ou correr em uma esteira ou até mesmo pedalar em uma bicicleta ergométrica.

Assim, é possível simular situações do dia a dia em que o indivíduo precisa realizar esforço e avaliar como o coração se comporta diante dessas circunstâncias.

Como cuidar da saúde do coração por um preço acessível

O Clude é a alternativa ideal para quem não tem plano de saúde, pois permite que seus usuários possam encontrar cardiologista barato a partir de R$ 35, seja via telemedicina ou consulta presencial.

Além disso, por meio do Clude, é possível realizar exames do coração com até 80% de desconto. Para isso, basta procurar por um dos laboratórios credenciados.

Como pôde perceber, o Clude torna o cuidado com a saúde mais acessível, de modo que você possa realizar exames e se consultar com especialistas de forma periódica, o que é fundamental para a manutenção da saúde.

Portanto, se você deseja cuidar do seu coração e não possui um plano de saúde, conte com o Clude!

Leia também: Telemedicina cardiológica: quando marcar uma consulta online com cardiologista?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.