logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quando é indicado realizar o exame de ecocardiograma?

O avanço da tecnologia beneficiou diversas áreas do conhecimento, mas nenhuma delas foi tão favorecida como a medicina. Atualmente, exames relativamente simples e pouco invasivos são capazes de auxiliar em diversos diagnósticos e tornar o tratamento de pacientes muito mais eficiente. 

Com a cardiologia, não poderia ser diferente. Um dos exames mais utilizados por médicos, hoje, é o ecocardiograma: um exame extremamente importante para investigação e tratamento de doenças cardíacas em vários estágios da vida. 

Durante a leitura deste artigo, você aprenderá mais sobre a importância desse procedimento, além de receber dicas de onde realizá-lo a preços populares. 

O que é um ecocardiograma? 

O ecocardiograma é um exame destinado a avaliar um dos órgãos mais importantes de nosso corpo: o coração. Durante todo o procedimento, o médico poderá observar as estruturas do miocárdio, como tamanho, espessura das estruturas e anatomia geral, além de analisar questões relacionadas ao seu funcionamento. 

Esse exame também é conhecido como “ultrassom do coração”, uma vez que utiliza vibrações sonoras para captação das imagens. Não é um exame invasivo, ou seja, ele não emite nenhum tipo de radiação e, por isso, é indicado no acompanhamento cardíaco de grávidas, crianças e idosos. 

Leia mais sobre o assunto: Entenda para que serve o exame de ultrassom

Como esse exame é realizado? 

O ecocardiograma é realizado com aparelhos de ultrassom, que emitem vibrações inaudíveis ao ouvido humano e formam imagens de alta complexidade, tanto em duas dimensões quanto em três dimensões, dependendo do tipo do exame. 

O paciente passa pelo procedimento deitado e, com a ajuda de um transdutor e um gel antialérgico, à base de água, é possível observar os órgãos internos e avaliar suas performances. Todo o processo dura entre 15 e 20 minutos, sem exigir nenhum tipo de preparação prévia, nem cuidados posteriores. A exceção é o ecocardiograma transesofágico, que requer um jejum de, pelo menos, seis horas.

Em quais casos ele é importante? 

O ecocardiograma é um exame útil para diagnóstico de diversos tipos de quadros de saúde. Entenda melhor alguns dos principais tipos e aplicações abaixo.

Ecocardiograma transesofágico

  • Acompanhar o funcionamento das válvulas cardíacas, principalmente em casos de transplante;
  • Diagnosticar e acompanhar tumores;
  • Diagnosticar doenças do coração diversas;
  • Guiar procedimentos cirúrgicos na área. 

Ecocardiograma com Doppler

  • Analisar a velocidade do fluxo de sangue;
  • Encontrar variações na pressão sanguínea.

Ecocardiograma transtorácico (ETT)

  • Realizar o acompanhamento de doenças cardíacas congênitas;
  • Acompanhar a recuperação do paciente após um infarto; 
  • Diagnosticar insuficiência cardíaca;
  • Acompanhamento pré-natal.

Onde realizar um ecocardiograma a preço popular?

Esse tipo de exame é, normalmente, realizado em consultórios, clínicas e hospitais, tanto por técnicos treinados quanto por médicos cardiologistas e endoscopistas. A sua importância para a manutenção da saúde cardíaca é máxima e, por isso, esse exame não pode ser negligenciado. 

Apesar disso, a realização de exames regulares pode ser a origem de grande estresse financeiro para aqueles que não contam com acesso a planos de saúde. As filas de espera do SUS também não são nada animadoras. Mas existe uma alternativa: o Clude. 

Assinantes da plataforma de prevenção têm acesso a exames com preços reduzidos e podem encontrar ecocardiograma a preço popular, além de uma série de outras especialidades. Cuide da saúde do seu coração conosco.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.