logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quando procurar um médico ortopedista?

A ortopedia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças que atingem o sistema locomotor humano, o qual é constituído por músculos, ossos, articulações, ligamentos e nervos. O profissional habilitado para exercer essa especialidade médica é o ortopedista.

Se você está sentindo algum desconforto em alguma dessas partes do corpo, veja por que deve realizar a consulta com o ortopedista, quando procurá-lo, como é feita a consulta, dentre outros assuntos pertinentes ao tema. Boa leitura!

Por que consultar o ortopedista?

Como você verá a seguir, os problemas ortopédicos podem prejudicar o dia a dia da pessoa e até mesmo interferir na sua autonomia, comprometendo a realização de atividades domésticas, exercício da profissão, prática esportiva e outras atividades rotineiras, visto que impacta diretamente o sistema locomotor.

Quais são os principais problemas ortopédicos?

A seguir, veja quais são os problemas ortopédicos mais comuns entre a população:

  • Problemas de coluna: há diversos problemas que prejudicam a coluna, tais como hérnia de disco, lombalgia, artrose, osteoporose, escoliose;
  • Tendinite: trata-se de uma inflamação que acomete os tendões que ligam os músculos aos ossos, causando dor, vermelhidão e limitação dos movimentos;
  • Bursite: consiste na inflamação das bursas, estruturas responsáveis por amenizar o impacto entre as articulações, causada pela repetição prolongada de determinados movimentos;
  • Ligamento rompido: origina-se de um trauma torcional que resulta no rompimento dos ligamentos do corpo;
  • Fratura: refere-se à perda da continuidade óssea por conta de um acidente ou problema de saúde que cause o enfraquecimento dos ossos, acarretado por conta do rompimento ósseo.

Quando procurar o médico ortopedista?

É recomendado consultar o ortopedista ao apresentar os seguintes sintomas:

  • formigamento;
  • rigidez matinal;
  • coluna travada;
  • dores nas costas;
  • cansaço excessivo;
  • sensação de queimação, dor ou inchaço nas articulações;
  • desnivelamento da cintura, membros ou outras partes do corpo.

 

Além disso, deve-se procurar o ortopedista após sofrer algum inconveniente ou acidente que resulte em pancada ou queda, como um acidente no trânsito, por exemplo.

Vale destacar ainda que, caso você tenha sofrido algum trauma ortopédico no passado, e a região atingida volte a doer, é recomendado procurar novamente o ortopedista. O mesmo vale se você sofrer um novo trauma físico que atinja a região previamente tratada.

Como é a consulta com o médico ortopedista?

Assim como qualquer consulta, inicialmente o médico ortopedista irá preencher a ficha anamnese com informações como queixa do paciente, quando surgiram os sintomas, histórico de doenças familiares, medicamentos ministrados atualmente, atividades laborais, prática de esportes, dentre outras questões que julgar conveniente para o caso.

Posteriormente, o ortopedista pode realizar algum exame físico e, se necessário, solicitar outros exames, tais como:

  • raios X;
  • densitometria óssea;
  • ultrassom;
  • tomografia;
  • ressonância magnética.

 

Após analisar os exames, o profissional diagnostica exatamente o problema e pode indicar o tratamento necessário, o qual pode ser realizado por meio da ministração de medicamentos, uso de acessórios ortopédicos (colete para coluna, tornozeleira, imobilizador de pulso, etc), fisioterapia, pilates e, caso preciso, cirurgia.

Como o Clude pode ajudar você?

Se você chegou à conclusão que deve consultar o ortopedista, mas não tem plano de saúde, o Clude pode ajudar você! Ao contratar o cartão de saúde 360°, você tem acesso a descontos em consultas, exames, medicamentos e até mesmo cirurgias a partir da rede credenciada. 

Além de todas essas vantagens, você recebe atendimento gratuito 24 horas por dia por telefone; chat com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, médico e assistente social; programa de saúde emocional, reeducação alimentar e exercícios online, acesso à inteligência artificial responsável por monitorar sua saúde a distância a partir de uma equipe médica e muito mais por apenas R$ 39,90 mensais no plano individual.

Venha conhecer a melhor alternativa ao plano de saúde já!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.