logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Retinoblastoma: o que é, quais são os sintomas e tratamento

O retinoblastoma é o tumor ocular maligno raro, originário das células da retina, que pode acometer um ou ambos os olhos. Ele é mais comum em crianças do nascimento ou até os cinco anos de idade, segundo o segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

São registrados cerca de 250 novos casos todos os anos no país e as chances de cura, ao ser diagnosticado precocemente, é de 90%.

O que causa o retinoblastoma?

O retinoblastoma é causado por uma mutação em um gene do cromossomo 13. Em crianças saudáveis, esse gene impede a formação de tumores, mas quando ele está alterado, as células tumorais ficam livres para se desenvolver e gerar o retinoblastoma.

Outra causa é hereditária, quando a criança já nasce com o gene danificado, o que faz o tumor se desenvolver em ambos os olhos. A hereditariedade ocorre em aproximadamente 40% dos casos de retinoblastoma, de acordo com o GRAACC. 

Quais são os tipos?

  • Retinoblastoma unilateral: onde o tumor se desenvolve em apenas um dos olhos, sendo o mais comum e surge de forma esporádica. 
  • Retinoblastoma bilateral: afeta ambos os olhos, e na maior parte das vezes, sua causa é hereditária. Desta forma, os casos são diagnosticados precocemente, com menos de 1 ano de idade. 
  • Retinoblastoma PNET (Tumor Neuroectodérmico Primitivo): atinge somente crianças afetadas pelo câncer bilateral, e nesse caso, há a formação de um tumor nas células nervosas primitivas do cérebro. 

Retinoblastoma é grave?

Por se tratar de um tumor maligno é bastante grave, mas há cura. No entanto, se não tratado cedo pode se espalhar além dos olhos, afetando outras partes do corpo, como o cérebro e a espinha dorsal. Uma forma mais avançada desse câncer pode ser um risco para a vida do paciente.

Sintomas

Um dos sinais mais comuns que ocorre em cerca de 60% dos casos, de acordo com informações do GRAACC, é um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz. Torna-se uma espécie de “brilho branco”, conhecido como leucocoria, no qual é possível ver uma sombra branca no fundo do olho da criança em fotos tiradas com flash, por exemplo. Além disso, é comum que a criança apresente estrabismo (olhos apontando para direções diferentes), dor e vermelhidão ocular, visão ruim ou heterocromia.

Conforme o câncer se desenvolve, outros sintomas podem surgir, como dores nos olhos, aumento do globo ocular, perda parcial ou total da visão e dores de cabeça.

Caso você perceba algum dos sintomas acima ou tenha histórico de retinoblastoma na família, procure um pediatra o mais rápido possível.

Diagnóstico

Na grande maioria das maternidades e consultórios de pediatria ou oftalmologista, é realizado o teste do olhinho. Esse exame busca justamente avaliar o reflexo pupilar e diagnosticar precocemente doenças como o retinoblastoma. 

Um oftalmologista solicitará exames para fazer o diagnóstico, começando por uma avaliação feita na hora para determinar a existência de um tumor. Se houver confirmação, o médico irá solicitar exames de imagem para ver o desenvolvimento do retinoblastoma, e se há o risco de afetar também áreas próximas aos olhos. 

Quando o retinoblastoma ainda não está avançado, cerca de 90% das crianças têm preservada a visão do olho afetado após o tratamento. Em lesões mais graves, esse número pode cair para 10-15%.

Tratamento

O objetivo do tratamento do retinoblastoma é controlar o crescimento do tumor e preservar a visão da criança, o que pode ser feito com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia.

A radioterapia é excelente para controlar o tumor localmente, mas pode atrapalhar o crescimento ósseo da criança e aumenta o risco de surgimento de outros cânceres no futuro. Por isso, a quimioterapia costuma ser inicialmente o tratamento de preferência, permitindo a destruição do tumor ou facilitando sua remoção cirúrgica.

A cirurgia de enucleação (retirada completa do olho), só é realizada em casos onde não há mais a possibilidade de preservação da visão ou em casos que não houve resposta aos outros tratamentos.

Novas opções de tratamento baseadas em pequenos procedimentos cirúrgicos são a crioterapia, que congela a lesão tumoral até que haja a formação de uma cicatriz no local, e a fotocoagulação, que destrói as células tumorais por meio da coagulação.

Com um bom acompanhamento médico e tratamento adequado, as crianças com retinoblastoma pouco invasivo têm uma chance de cura extremamente alta, de até 90%.

Após o tratamento é fundamental a continuidade do acompanhamento pelo oftalmologista, a fim de saber se o câncer voltou a crescer. Além disso, é importante ficar atento ao surgimento de qualquer novo sintoma ocular, como redução de acuidade visual ou desalinhamento dos olhos, e sempre procurar o médico nessas situações.

Como todo câncer, o retinoblastoma assusta, mas se tratado cedo e da forma correta a criança pode ter uma vida sem complicações. Visitas regulares ao pediatra e acompanhamento com outros especialistas são fundamentais para diagnosticar precocemente doenças e problemas, e assim, o tratamento será mais efetivo.

No Clude, você conta com clínicas e hospitais especializados na saúde ocular, tanto adulto quanto infantil. Confira nossa rede credenciada, clicando aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.