logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Saiba quais tipos de exame de sangue que podem detectar o câncer

Confira os principais tipos de exame de sangue que podem auxiliar na identificação do câncer. Boa leitura!

Leia mais: Os principais tipos de exame de sangue que você pode fazer

Principais exames de sangue que podem detectar o câncer

1. AFP

A alfafetoproteína (AFP) é um marcador tumoral que serve para auxiliar no diagnóstico e monitoramento de câncer de fígado, testículos e ovários. Esse exame mede a alfafetoproteína contida no sangue. 

Essa é uma proteína produzida pelo fígado fetal e por parte do embrião. Sendo assim, o seu nível no sangue é alto em bebês recém-nascidos e mães gestantes. Entretanto, ele deve diminuir posteriormente; caso contrário, pode indicar crescimento anormal de células no organismo (câncer) ou também hepatite crônica e cirrose. Assim, esse exame também é solicitado para verificar essas outras doenças. 

2. MCA

O carcinoma MCA é um marcador tumoral que serve para auxiliar no diagnóstico de tumores na mama, ovários, útero e, até mesmo, na próstata. Caso o nível de MCA no sangue seja superior a 11 U/ml, o paciente pode apresentar um tumor maligno ou benigno em alguma dessas regiões.

Caso o MCA indique a presença de um tumor, o médico solicita outros exames, tais como CA 27.29 ou CA 15.3, para monitorar a resposta do organismo ao tratamento e, ao final, avaliar se não ocorrerá seu reaparecimento.

3. BTA

O BTA é um antígeno tumoral que serve para auxiliar no diagnóstico de tumores localizados na bexiga. Normalmente, o médico responsável solicita, de forma conjunta, a realização de dois outros exames: o de NMP22 e o CEA.

Caso o resultado do BTA seja superior a 1, pode ser que o paciente apresente câncer na bexiga. No entanto, esse resultado também pode indicar problemas menos graves, tais como inflamação dos rins ou da uretra.

4. PSA

O PSA se refere ao antígeno prostático que recebe esse nome, pois é produzido geralmente pela próstata. Sendo assim, é normal a presença dessa substância no corpo do homem; porém, se o nível de PSA for superior a 4 ng/ml, o paciente pode estar com câncer. Agora, se o nível de PSA for superior a 50 ng/ml, o paciente pode apresentar metástases.

Entretanto, para que o médico dê o diagnóstico adequado, é necessário realizar outros exames, como o de toque e ecografia da próstata, tendo em vista que o nível de PSA também pode estar associado à presença de tumores benignos. 

5. CA 125

O CA 125 é o indicador tumoral que serve para auxiliar no diagnóstico de câncer no ovário. Caso o nível desse marcador seja superior a 65 U/ml, é possível que a paciente apresente câncer. No entanto, é necessário realizar outros exames para verificar precisamente se o nível de CA 125 está alterado em decorrência, de fato, de um tumor maligno ou de outros problemas, tais como cirrose, cistos, endometriose, hepatite ou pancreatite.

6. Calcitonina

A calcitonina é um hormônio produzido na tireoide, sendo responsável por controlar a quantidade de cálcio no sangue. Quando o organismo apresenta o valor de calcitonina superior a 20 pg/ml, é possível que o paciente esteja com câncer na tireoide, mas também pode ser um indício de outras doenças, como pancreatite e Paget. Além disso, o aumento no nível desse hormônio também ocorre normalmente durante a gravidez, sendo necessária uma investigação mais aprofundada por parte do médico responsável. 

7. Tireoglobulina

A tireoglobulina também é um indicador de câncer na glândula tireoide. Caso o paciente apresente um nível superior a 78 g/ml de tireoglobulina no sangue, pode ser um indício de tumor. Contudo, o profissional da saúde deve solicitar outros exames para averiguar mais precisamente o caso em particular, pois a tireoglobulina pode estar elevada mesmo em pessoas saudáveis. Nesse sentido, também é recomendável realizar o exame de calcitonina e o de TSH. 

Novo exame capaz de detectar até 50 tipos de câncer

Cada exame apresentado é capaz de detectar um tipo de câncer, e nem sempre apenas cada um deles é suficiente para realizar o diagnóstico. Porém, a Universidade Harvard desenvolveu um exame capaz de detectar até 50 tipos de câncer em estágios precoces. Segundo os pesquisadores, o novo teste ainda apresenta algumas imperfeições, mas os resultados já representam um avanço no combate ao câncer.

Como realizar exames de forma acessível?

Com o Clude, é possível realizar um exame de sangue barato, pois o programa possibilita o acesso a laboratórios credenciados que oferecem até 80% de desconto em exames. Acesse agora o site e confira as opções disponíveis para você e sua família!

Leia também: Conheça os tipos de exame de sangue que detectam problemas no coração

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.