logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Telemedicina cardiológica: quando marcar uma consulta online com cardiologista?

Telemedicina cardiológica é a união de dois conceitos: telemedicina e cardiologia. Essa modalidade de atendimento médico ocorre a distância, mediado pelo uso de tecnologias, como plataformas de videoconferências e telefone.

Já a cardiologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças que acometem o coração e o sistema circulatório. Portanto, a telemedicina cardiológica é uma consulta online com um médico cardiologista. 

Diante do que foi exposto, você deve estar se perguntando: uma doença que acomete o coração ou o sistema circulatório pode ser diagnosticada e tratada a distância? A resposta para esse questionamento é sim

Além disso, muitas vezes, o tratamento medicamentoso pode ser ministrado em casa sem a necessidade de intervenções mais invasivas. No entanto, caso necessite de internação, o médico avisa o paciente. 

Leia mais: 4 motivos para se consultar com um cardiologista

Quais são as principais doenças que podem ser tratadas a distância por um cardiologista?

1. Hipertensão arterial

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando a pressão arterial está acima de 140/90 mmHg, pois o normal é 120/80 mmHg. Esse problema de saúde tende a aparecer conforme a idade aumenta e, na maioria das vezes, é assintomático. Contudo, alguns sintomas podem surgir, como:

  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Visão turva;
  • Zumbido no ouvido.

A hipertensão arterial pode desencadear outros problemas de saúde, como o acidente vascular cerebral (AVC). Desse modo, o diagnóstico precoce é fundamental. Por fim, quanto ao tratamento, é recomendável reduzir o consumo de sal, praticar atividade física frequentemente e fazer uso de medicamentos que controlam a pressão.

2. Insuficiência cardíaca

Essa doença ocorre quando o coração passa a não bombear sangue para o corpo de forma adequada, o que causa acúmulo de fluídos em determinadas partes, como pulmões e pernas. Já os sintomas são geralmente leves, podendo comprometer a identificação do paciente de que algo não está bem em sua saúde. Entre os principais, podemos destacar:

  • Falta de ar e problemas para dormir;
  • Inchaço nos pés, pernas e abdômen;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Tosse com muco;
  • Memória prejudicada.

O tratamento depende da gravidade do problema. Casos mais leves podem ser tratados a partir da redução do consumo de sal e de líquidos e de medicamentos prescritos pelo médico, bem como a aplicação de um desfibrilador ou marca-passo em casos mais graves.

3. Diabetes mellitus

Como a diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares, tendo em vista que a doença  acarreta a formação de coágulos, que causam obstrução da artéria, o que pode resultar em infarto ou AVC, essa é mais uma doença que pode ser tratada pelo cardiologista.

A diabetes mellitus ocorre quando o organismo passa a produzir insulina em quantidade insuficiente. A sua origem é genética e pode ser influenciada por maus hábitos alimentares, como alto consumo de açúcares e gorduras, e pela falta de atividade física.

A diabetes mellitus não possui cura, mas há maneiras de controlá-la por meio de melhores hábitos alimentares, prática de atividades físicas, medicamentos e aplicação de insulina. 

Quando realizar uma consulta online com um cardiologista?

Caso você já tenha alguma doença cardiológica que necessite de monitoramento, é necessário visitar o cardiologista anualmente para realizar exames de rotina. No entanto, se não tiver nenhuma doença e perceber algum sintoma dentre aqueles destacados acima, é necessário visitar o clínico geral, que fará uma avaliação preliminar e encaminhará você para o especialista adequado, que pode ser o cardiologista. Além disso, é necessário visitar o clínico anualmente para obter o diagnóstico precoce de doenças – e essa consulta também pode ser realizada via telemedicina.

Onde encontrar um cardiologista barato?

O Clude é uma alternativa ao plano de saúde, pois dispõe de um programa completo de saúde que possibilita realizar consultas com diversos especialistas a partir de R$ 35. Essa é uma excelente maneira para encontrar um cardiologista barato

Leia também: O que se faz em uma consulta com o cardiologista?

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.