logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tudo o que você precisa saber sobre consulta com oftalmologista

O oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças que acometem os olhos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, glaucoma, dentre outros. Saiba o que esperar de uma consulta com oftalmologista, quais exames serão realizados e outras informações pertinentes. Confira!

O que esperar de uma B ?

Caso seja sua primeira consulta, o oftalmologista irá preencher sua ficha de anamnese com informações, como dados pessoais, queixa principal, problemas de saúde ocular, ou não, já diagnosticados, histórico de doenças familiares oculares, ou não, e mais informações que ele achar convenientes.

É importante que você informe o diagnóstico de problemas de saúde ocular, se houver, e o histórico de doenças familiares oculares, tendo em vista que há problemas que podem ser transmitidos geneticamente, como o glaucoma congênito, e há problemas ocasionados por outras doenças, como hepatite, hipertensão e diabetes.

Logo após a entrevista inicial, o oftalmologista solicitará que você o acompanhe para realizar uma série de exames, que irão verificar a pressão ocular, a presença de inflamações e a lubrificação dos olhos, bem como identificar problemas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, ambliopia, dentre outros.

Quais exames são feitos durante a consulta?

Comumente, o oftalmologista realiza os seguintes exames:

  • avaliação externa: exame que analisa a área externa dos olhos, pálpebras e canal lacrimal, a fim de averiguar se há algum problema aparente, como baixa lubrificação ocular, infecção e edemas nas pálpebras;
  • teste ortóptico para os músculos dos olhos: exame que avalia os músculos responsáveis pela movimentação dos olhos, a fim de identificar algumas doenças, como estrabismo e ambliopia;
  • oftalmoscopia para checar o fundo dos olhos: exame que analisa a retina, o disco óptico, o coroide e os vasos sanguíneos, identificando os possíveis impactos do glaucoma, diabetes ou hipertensão;
  • exame de refração: realizado com o paciente a uma determinada distância de um painel com letras e número de diversos tamanhos, com o objetivo de averiguar até que ponto ele consegue enxergar. O exame é feito previamente sem o uso de lentes corretivas e, logo após, o oftalmologista testa distintas lentes, para verificar qual melhor auxilia na acuidade visual do paciente;
  • tonometria: exame que verifica a pressão ocular e diagnostica problemas como o glaucoma.

 

Além desses exames que podem ser realizados durante a consulta com oftalmologista, pode ser que ele ache necessário solicitar exames complementares. Isso ocorre apenas em casos muito específicos.

Dentre os exames complementares que ele pode solicitar, podemos mencionar o ultrassom, a microscopia especular e a angiografia.

Quando procurar um oftalmologista?

Você deve procurar o oftalmologista nos seguintes casos:

  • irritação nos olhos;
  • alteração na visão;
  • cansaço visual;
  • dores de cabeça e nos olhos;
  • presença de vermelhidão ou inchaço;
  • sensibilidade à luz.

 

Vale destacar novamente que, se você possui familiares próximos diagnosticados com algum problema ocular, é importante consultar o oftalmologista, pois existem doenças congênitas.

Por que você deve procurar um oftalmologista?

Caso você apresente algum dos sintomas listados ou familiares próximos diagnosticados com doenças oculares, é importante procurar o oftalmologista, uma vez que quanto mais cedo você consultar, menos danos a sua visão terá sofrido, além de poder identificar precocemente alguma doença congênita.

Saiba que a ausência de diagnóstico e tratamento de problemas oculares pode resultar na perda da visão ou na necessidade da realização de procedimentos mais invasivos e a preços menos acessíveis. Portanto, não deixe de consultar o oftalmologista.

Como realizar consulta com oftalmologista por um valor mais acessível?

Para que seja possível consultar regularmente o oftalmologista, é preciso arcar com determinados custos, os quais podem ser muito elevados. Mas, não se preocupe, com o cartão 360° do Clude, você tem direito a desconto em procedimentos médicos. Venha conhecer essa excelente alternativa ao plano de saúde!

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.