O índice de obesidade entre os brasileiros subiu consideravelmente nos últimos anos: hoje, um em cada cinco cidadãos do Brasil apresentam algum grau de obesidade. Esse número levou o país ao topo das nações que mais realizam cirurgias bariátricas em todo o mundo.

Apesar de ser uma cirurgia popular e muito segura, o procedimento pode gerar dúvidas diversas e, para saná-las de uma vez por todas, elencamos alguns dos principais pontos sobre o assunto neste artigo.

O que é a cirurgia bariátrica?

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre essa cirurgia, mas não tenha tanta certeza sobre o seu real propósito. Pode deixar, a gente explica.

A cirurgia bariátrica é um procedimento que tem por objetivo a redução do estômago por meio da aplicação de diversas técnicas cirúrgicas. Ela é indicada para casos de obesidade extrema, quando a perda de peso por restrições alimentares e prática de atividade física não é possível.

Apesar dos fatores genéticos, a obesidade é, sobretudo, uma doença que reflete padrões comportamentais muito prejudiciais à saúde, como o sedentarismo extremo e a alimentação baseada em alimentos gordurosos e hipercalóricos.

É por isso que, apesar de a bariátrica ser uma intervenção cirúrgica eficiente, a manutenção dos resultados a longo prazo pode ser assegurada apenas com a profunda mudança de hábitos por parte do paciente.

O que você precisa saber antes de passar por uma cirurgia bariátrica?

Salientamos que todo procedimento cirúrgico, principalmente um tão invasivo quanto a bariátrica, necessita do acompanhamento cuidadoso de profissionais especializados antes, durante e depois da operação.

A seguir, você encontrará algumas curiosidades e fatos sobre o processo que te ajudarão a entender melhor como funciona. Confira!

Quem está apto para realizar a cirurgia bariátrica?

Ao contrário do que se pode pensar, essa cirurgia não está disponível para qualquer pessoa acima do peso. O paciente precisa preencher todos os critérios estipulados pelo Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Medicina (CFM) para que possa ser submetido ao procedimento.

Seu IMC, por exemplo, deve ser, no mínimo, 40 kg/m². Além disso, a cirurgia só pode ser realizada caso o paciente já tenha sido submetido a tratamento medicamentoso durante dois anos sem apresentar resultados.

O pós-operatório é complicado?

Como essa é uma cirurgia bastante invasiva, sua recuperação pode ser demorada. Além da mudança óbvia nos aspectos físicos, a cirurgia bariátrica também altera completamente a maneira por meio da qual o paciente se alimenta, pelo menos durante a recuperação.

Durante algum tempo, sua dieta será composta apenas de alimentos líquidos e pastosos e, aos poucos, os componentes sólidos serão reintroduzidos.

É importante também que o paciente reavalie e reconstrua a sua relação com a alimentação, deixando de lado hábitos como a compulsão alimentar, uma vez que podem comprometer os resultados do procedimento.

Por isso, mais do que apenas mudar a aparência, a cirurgia bariátrica também deve ser considerada como uma profunda mudança de hábitos e o recomeço de uma vida mais saudável.

A perda de peso é garantida?

Cada metabolismo é diferente, por isso, os resultados podem variar. Usualmente, quanto maior o peso inicial do paciente, maior é a perda de peso. A mudança de hábitos e empenho para seguir uma rotina de exercícios regrada e alimentação balanceada são os fatores que mais influenciam, realmente, na perda de peso do paciente.

Também é importante que seja feito um acompanhamento psicológico, afinal, a mudança física é considerável e o amparo de um profissional da área pode ajudar na adaptação à nova realidade.

Como conseguir desconto em cirurgia bariátrica?

Se você não tem plano de saúde e precisa de um procedimento como esse, não se preocupe, o Clude oferece desconto para cirurgia bariátrica! Assinando a plataforma, você passa a ter acesso a mais de 50 cirurgias, contando com valores a partir de R$ 1.500 e pagamento parcelado.

Pare de se perguntar se é possível diminuir a fila de espera para cirurgia do SUS e venha para o Clude, uma plataforma de prevenção e saúde que te dá acesso a consultas a preços populares e descontos em farmácias. Acesse nosso site e confira!