logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como se preparar para uma consulta ao ginecologista

A saúde ginecológica é um assunto muito sério. Além de ser um momento importante de autocuidado, uma visita ao ginecologista também pode ser a oportunidade perfeita para tirar dúvidas importantes. 

Apesar de serem vistas como um incômodo, essas consultas são extremamente necessárias. Por isso, para que você possa tirar máximo proveito de sua próxima consulta ginecológica, elaboramos este guia de como se preparar para a ocasião.

Quais cuidados devo ter antes da consulta com ginecologista?

A consulta com um ginecologista não precisa ser desconfortável ou inconveniente. A seguir, compilamos alguns dos principais cuidados que você precisa tomar antes de uma visita ao consultório para que todos os exames possam ser realizados de maneira satisfatória. Vamos lá? 

Atenção ao ciclo menstrual na hora de marcar a consulta

O período da menstruação é naturalmente desconfortável e doloroso para grande parte das mulheres. Mas essa não é a única razão para marcar sua consulta em outra época do mês. 

O sangramento pode atrapalhar a visibilidade das estruturas pelos médicos ginecologistas, além de comprometer a coleta de material para alguns tipos de exames. 

Idealmente, a consulta deve ser marcada no período posterior à menstruação, afinal, nos dias que a antecedem, áreas podem começar a ficar doloridas e causar desconforto para a paciente.

Evite relações sexuais três dias antes da consulta

Para otimização dos resultados de exames, é importante que o interior da vagina esteja completamente livre de impurezas externas, como esperma, outros fluidos corporais ou lubrificantes.

Além disso, a atividade sexual pode causar descamação do tecido interno e mudar a espessura e natureza do corrimento vaginal. Por isso, a recomendação é que as atividades sexuais sejam suspensas pelo menos três dias antes da consulta.

Tem dúvidas sobre quando é importante marcar uma consulta com o ginecologista? Veja esse texto em nosso blog. 

Você não precisa se depilar 

Os pelos não prejudicam em nada a realização dos exames. A depilação completa, inclusive, não é uma prática recomendada pela maioria dos ginecologistas.

Por isso, não se preocupe, seu médico ginecologista não fará julgamentos ou terá a sua avaliação comprometida em decorrência dos pelos pubianos, que são absolutamente naturais.

Esvazie a bexiga antes da consulta

Alguns exames, sobretudo os que usam o espéculo, podem causar desconfortos na bexiga. Essa situação pode piorar se o órgão não estiver completamente relaxado. 

Se possível, portanto, vá ao banheiro momentos antes da consulta.

Não faça ducha vaginal

Muitas mulheres aplicam ducha antes de uma consulta a fim de “limpá-las”. Essa não é uma prática recomendada em nenhuma circunstância, sobretudo antes de uma consulta ginecológica. 

O corrimento, além de ser completamente saudável – na maioria dos casos – e natural, é fonte importante de informações em exames como o papanicolau. Fazer uma ducha no interior da vagina pode expor a mulher a infecções e comprometer o resultado de seus exames. 

Na hora de limpar a região, higienizar os lábios externos basta. 

Saber o que você pode perguntar durante a primeira consulta ao ginecologista também é importante. Confira esse texto no blog do Clude sobre as principais perguntas a serem feitas ao especialista.

Como realizar consultas ginecológicas frequentes mesmo sem plano de saúde?

De acordo com pesquisa promovida pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em conjunto com o Datafolha, por volta de 4 milhões de brasileiras ainda não tiveram sua primeira consulta com um ginecologista.

Esse é um dado alarmante que fala muito sobre o acesso ao atendimento no Brasil. Mas, afinal, qual a alternativa para quem necessita de uma consulta mas não tem plano de saúde?

O Clude oferece consultas a preços populares, incluindo o atendimento ginecológico. Além disso, assinantes da plataforma de saúde preventiva têm acesso a desconto em mais de 26 mil farmácias em todo Brasil.

Se você procura um ginecologista em BH barato, entre em nosso site e confira todas as facilidades que o Clude tem a oferecer.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.