logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quais perguntas você deve fazer na primeira consulta com o pediatra?

Durante o primeiro ano de vida do seu bebê, é mais provável que você faça mais visitas ao consultório pediátrico do que a qualquer outro lugar. 

Segundo indicações da Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês entre cinco e trinta dias de vida devem realizar três consultas mensais. Depois disso, a recomendação é que elas ocorram uma vez por mês até os seis meses de idade. 

Pais de primeira viagem podem ficar confusos sobre quais tópicos abordar durante uma consulta pediátrica, principalmente quando ela ocorre tão frequentemente. Esses atendimentos médicos, entretanto, são oportunidades maravilhosas para se ganhar mais conhecimento sobre os estágios de evolução do bebê, sua saúde geral e muito mais. 

Para te ajudar nesse processo, elencamos algumas das perguntas mais importantes a serem feitas durante as primeiras consultas com o pediatra, além de dicas de como encontrá-las a preços reduzidos.

O que acontece durante a primeira consulta com o pediatra? 

É comum que a primeira visita ao consultório pediátrico ocorra ainda na primeira quinzena de vida do bebê, entre o sétimo e o décimo quinto dia. Em alguns casos específicos, essa primeira consulta pode ser adiantada, ocorrendo dois ou três dias após o parto. Tal cenário é especialmente verdade para bebês que sofrem de icterícia. 

Nesse momento, é importante que os pais não se esqueçam de levar a carteira de vacinação, informações sobre o nascimento – como o peso e altura – e os resultados dos testes realizados. 

Durante a avaliação, o profissional da pediatria avaliará partes do corpo da criança, ouvindo seu batimento cardíaco, verificando a acuidade auditiva e analisando o seu tônus muscular.

Quais perguntas devo fazer durante a primeira consulta do meu bebê? 

Ter um bebê novo é maravilhoso, mas também uma grande responsabilidade. Cuidar de uma vida tão indefesa requer bastante cuidado e, nesse processo, quanto mais informações os pais tiverem, melhor. 

Com o tempo, você certamente vai pegar o jeito da coisa, mas se precisar de uma ajuda em relação às perguntas mais importantes durante as primeiras consultas do seu filho, você pode usar a seguinte lista como guia:

  • Como deve ser feito o processo de amamentação do bebê? 
  • Quais são as vacinas importantes para essa fase? 
  • Como cuidar do umbigo do bebê? O que fazer depois que o coto cai? 
  • Qual a melhor posição de dormir? 
  • Como lidar com as cólicas e os refluxos?
  • Quando devo iniciar a alimentação complementar? 
  • Posso dar chupeta ao meu bebê?

Onde encontrar uma consulta pediátrica por preços populares? 

Agora que você sabe por que é importante levar a criança a consultas com pediatra, também precisa saber como realizá-las regularmente, sem comprometer o orçamento familiar. Essa é uma tarefa especialmente desafiadora para aqueles que não contam com planos de saúde – mas, acredite, existe uma maneira de realizar uma consulta com pediatra barato.

O Clude é uma plataforma de prevenção de saúde que tem como objetivo oferecer acesso a serviços de saúde, como o pediatra barato, com preços reduzidos por meio da tecnologia. Assinantes do serviço têm acesso a orientações médicas sempre que precisarem em seus celulares. 

Além disso, é possível marcar consultas ou teleconsultas a preços populares, sem enfrentar filas de espera e pagando muito pouco. Garanta que o seu bebê terá acesso a consultas pediátricas de qualidade – sem gastar muito por isso – com o Clude.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.